08 agosto 2013

Uma história de cheque-ensino

Dezembro 2013 – Governo aprova cheque-ensino para ano lectivo 2014/2015
Setembro 2014 – Jornal Público faz inquérito em zonas pobres da cidade de Lisboa sobre os benefícios do cheque-ensino. 97% das pessoas respondem “Cheque quê?!?”
Dezembro 2014 – Governo lança grande campanha informativa sobre cheque-ensino
Agosto de 2015 – Colégio Luso-Francês anuncia que não aceita mais inscrições para o ano lectivo 2014/2015. Os 3 líderes do Bloco de Esquerda denunciam critérios de escolha das matrículas: “se é com dinheiros públicos, matrículas devem ser por concurso público”.
Setembro de 2015 – Milhares de alunos excluidos das matrículas nos melhores colégios privados ainda sem Escola para ano lectivo
Novembro de 2015 – Governo anuncia que colégios privados beneficiários do cheque-ensino não devem poder fazer selecção de alunos
Março de 2016 – Abrem as inscrições no colégio Valsassina. Confrontos à porta do colégio fazem 5 feridos.
Junho de 2016 – Acampamento cigano em frente ao Colégio Moderno duas semanas antes das inscrições
Julho de 2016 – Colégio Moderno abre filial em Badajoz.
Agosto de 2016 – Ribadouro aumenta preços para níveis anteriores ao cheque-ensino. Os quatro co-líderes dos Bloco de Esquerda protestam.
Setembro de 2016 – Preços dos colégios privados beneficiários do Cheque-ensino passam a ser regulados
Outubro de 2016 – Notícias de escolas públicas abandonadas e alunos sem lugar na zona de residência fazem com que governo anuncie, que a partir de 2016, as matrículas em todas as escolas serão realizadas a partir de um sistema centralizado.
Janeiro de 2017 – Regulação dos preços fazem com que colégios deixem de investir em infraestrutura. Ministério da Educação sem dinheiro para subsidiar investimentos, resolve lançar Parcerias Público Privadas na Educação PPPEs.
Fevereiro de 2017 – Paulo Campos, novo ministro da Educação, garante aos colégios que investirem em infraestruturas, um aumento no valor do cheque-ensino em 30% todos os anos. Estão lançadas as PPPEs. Candeeiros Siza Vieira fazem parte do caderno de encargos
Julho de 2017 – Sistema de matrículas centralizado com atrasos.
Setembro de 2017 – Sistema de Matrículas centralizado é inaugurado
Dezembro de 2017 – Começa o ano lectivo a tempo das férias de Natal
Fevereiro de 2018 – José Gomes Ferreira denuncia as PPPEs e lança livro “Ouçam-me: eu é que percebo disto”
Abril de 2018 – Pentágono de líderes do Bloco de Esquerda defende o fim das PPPEs e a privatização de todos os colégios privados
Junho de 2018 – Perante incumprimento das obrigações das PPPEs, colégios privados vão à falência. Caixa Geral de Depósitos compra colégios em liquidação que são formalmente integrados no sistema de ensino público.

86 comentários:

Anónimo disse...

Bem esgalhado. Deve ser mesmo assim.
.
Anyway, o problema do cheque ensino é que aumenta, automaticamente, os preços. E exponencialmente. pelo menos no curto e médio prazo.
.
Vale uma aposta?
.
Em sentido abstracto: se o meu filho está numa escola particular, e eu pago para o ter lá porque quero uma educação mais cuidada, personalizada e inclui-lo num meio mais distinto, mesmo tendo alternativas públicas à borla, pelas mesmíssimas razões mudarei o meu filho para outra escola mais, digamos, privada, mal aquela se torne numa escola de escolhas das massas.
.
Rb

Anónimo disse...

O que este governo podia fazer era outra coisa. Concessionar as escolas públicas das cidades a privados pagando os serviços de educação aos mesmos com um desconto de 20% à cabeça.
.
Rb

Anónimo disse...

Concessões atribuídas, de preferência, a instituições com capital de experiência e idoneidade na área, como a Igreja.
.
Rb

Anónimo disse...

Mas tem, enfim, uma vantagem, mesmo que os preços aumentem como espero que aumentem.
.
É que o aumento nos preços (os colégios que praticam preços abaixo do cheque ensino vão subi-los) será pago pelo Estado.
.
Sendo assim, o estado vai pagar o aumento dos preços e continuar a pagar as estruturas que já tem.
.
Um excelente negócio para todos... menos para as contas públicas.
.
Atrevo-me mesmo a dizer que o cheque-ensino deverá aumentar os custos com educação do Estado em cerca de... xacaber... 366€-250€= 116€ ... 116 euros por aluno alocado... portanto, é só fazer as contas.
.
Rb

zazie disse...

ahahaha


Já recebi mail de prof estatal completamente histérica com a coisa.

Têm medo de ir para o desemprego

":O)))))))

Anónimo disse...

A despedir alguém só se for até 2015, porque depois dessa data quem é despedido é o governo.
.
ahahahha
.
Rb

Anónimo disse...

Mas, enfim, estou convencido que é desta que o GES entra finalmente no negócios da educação. À falta de outro mercado interno não há nada como proporcionar mais umas renditas... principalmente em negócios que geram imensa riqueza ao país, a educação, pois então.
.
Isto é como o verdadeiro mercado da electricidade. Descer os preços, nem pensar, que é preciso pagar o custo do monopólio.
.
Rb

Cfe disse...

Peraí...

Na Dinamarca não funciona assim...

Anónimo disse...

... mas na Suécia parece que o cheque ensino funcionou razoavelmente bem.
.
No entanto tem uma regrazinha interessante que é: as escolas que recebem os chequezinhos são obrigadas a aceitar todo o tipo de alunos independentemente do seu meio socio-econocoiso.
.
E se assim for por aqui tambem não me oponho.
.
Rb

Anónimo disse...

Aliás não me oponho nada já que deixo de pagar o colégio dos meus filhos.
.
'Benha' o cheque do estado que com a liberdade de escolha posso eu bem.
.
Rb

Anónimo disse...

Como funciona o cheque ensino em países que o implementam a sério:

a) Não pode haver selecção de alunos
b) Não pode haver pagamentos adicionais (nenhuns)
c) As avaliações e as matérias continuam a ser definidas a nível central.

Querem advinhar se alguma destas condições vai ser aplicada em Portugal?

Anónimo disse...

Oh anónimo, tambem não é preciso ser tão desconfiado; eu não 'acradito' nisso que escreveu. Eu acradito que a) vai haver liberdade de escolha e não selecção de alunos; b) que os preços vão ser os actuais e não que se ajustarão ao valor do cheque ensino e c) o pessoal vai ficar feliz porque vai finalmente poder escolher as melhores escolas para os seus filhinhos, desde que lá caibam, claro.
.
Mas há uma coisa, sem importancia, que me incanita. Depois de se ter gasto tanta massa a modernizar escolas, ao ponto de as colocar ao nível da obra de arte, o que é que o governo vai fazer com elas?
.
Eu aposto que as vai vender a um fundo imobiliário; e que vai pagar rendas ao fundo durante uns 15 anos para lá colocar operadores privados de educação. Findo o prazo contratado o estado vai recomprar outra vez os imoveis num never ending negócio again n again.
.
Rb

Zephyrus disse...

Cambada de provincianos.

Mas lá por funcionar na Suécia vai funcionar cá?

É mais um modelo importado que só vai trazer problemas.

Vivendi disse...

A foto do PA serve para quê nesta história? ;)

Anónimo disse...

Claro que:
1-não pode haver selecção de alunos. No limite, em caso de excesso de procura, deve haver sorteio.
2- Tal como nos contratos-associação actualmente em vigor, não pode haver pagamentos adicionais.

Os pobres também devem ter o direito de escolher a escola das suas crianças.

Anónimo disse...

Que cromo!!! O PA , obviamente.

Anónimo disse...

Um bom post sobre o liberalismo looney.


"Os pobres também devem ter o direito de escolher a escola das suas crianças."

Apoiado! Eu quero colocar o meu filho no Valssasina, ou num colégio suíço! Liberdade!

Free Willy

CN disse...

Excelente. Argumento para manter o privado privado.

Anónimo disse...

"Excelente. Argumento para manter o privado privado."

E sem qualquer apoio do estado, que não se deve meter, nunca, never, no ensino. Nem regulação, nem subsidiação. Privado é privado. Finalmente, vou poder colocar os meus filhos no Valsassina, sei lá, um dos de cima do ranking, ou num colégio de Nova Iorque. Quero ser liiiiiiivre, e só pagar impostos para pagar as fardas e armas para a policia.

Free willy

CN disse...

Existe um argumento a favor, o ensino privado já está estatizado.

Anónimo disse...

Está? Abaixo a opressão! Liberdade!

Free willy

p.s. o engraçado na internet é que podemos dizer tudo, querer tudo. the sky is the limit. Esta é de antologia, dá vontade de rir às gargalhadas:

"Os pobres também devem ter o direito de escolher a escola das suas crianças."

É de uma inocência, de uma pureza, que dá vontade de acariciar, como se faz a uma criança. É que parece uma redação de uma criança do primeiro ano. Quando crescer, esteja no público ou no privado, vai passando. Ou não.

zazie disse...

Por acaso o argumento da escardalhada é que é literalmente esse- cada macaco no seu galho.

Os pobres no estatal, os ricos no privado.

Sem confusões nem misturas para alimentarem a luta de classes.

Anónimo disse...

Por acaso o argumento da direitroiska é que é literalmente esse- cada primata na sua escola.
.
Os pobres no púbico-privado, os ricos privado-púbico.
.
Sem confusões nem misturas para alimentarem a evolução da criança mais apta.
.
Rb

Anónimo disse...

Pois claro, zazie, as classes mais altas e mais ricas é que queriam os meninos do bairro do Cerco nos melhores colégios privados, junto com os seus meninos, em confraternização multicultural. A esquerdalhada é que não deixa, hehehe. Eu andei no colégio Rainha Santa, em Coimbra e a esquerdalhada da cidade é que não deixava as freiras matricular as crianças do bairro do Ingote.

Anónimo disse...

Isto não merece grande discussão. Os melhores colégios privados nunca aceitarão misturas de classe, à parte um ou outro beneficiário. Os pais querem um ambiente clean, sem misturas. Só quem não conhece o meio, acredita que o cheque ensino mude isto. Não entendi o argumento sobre a "esquerdalhada" e da "luta de classes" da "zazie. Não estou a ver realmente as famílias que conheci deste meio a não quererem misturas, por quererem luta de classes. Não entendi.

zazie disse...

Morgadinho:

Não existe Direita em Portugal. Mas, imaginado que existia até concordo contigo.

O que há de comum nos extremos é esse dualismo- vêem o mundo a preto e branco, tudo em lutas maniqueias e alimentam essa mentira porque lhes interessa.

A escardalhada é incapaz de aceitar mobilidade social e grupos intermédios.

Vivem no sonho da revolução e querem o "proletariado" mais pobre e isolado para a revolta.

Escusao será dizder a estes mentecaptos que nem existem classes estanques, nem proletariado e que Portugal já teve uma rede escolar privada com preços para praticamente toda a gente.

E sei do qu falo porque dei aulas numa dessas antgas escolas de bairro de tradições operárias.

Os alunos eram todos da mais pequena burguesia e também de operariado.

Isso acabou porque a Festa escolar precisa de alimentar os bons dos seus apparatchiks.

E esta cambada está-se nas tintas para pobrezinhos e ainda mais para quem nem quer ser pobre.

Eles projectam é a pobreza de espírito nos outros.

Ninguém gosta de estar sozinho

zazie disse...

E eu até citei isto depois e ter lido o mesmíssimo argumento dito por uma prof de esquerda: "cada qual com cada qual".

E depois o máximo que conseguem desenvolver é que é um perigo porque os nossos empresários são todos desonestos.

Claro que em sendo empresários estatais é só honestidade.

Os buracos e a crise devem-se a essa ideia da pureza do encosto estatal.

Mas nem é isto- há gente que tem mesmo a pancada da luta de classes, muito provavelmente por idiossincrasias familiares.

E isso é válido para os 2 extremos.

Gostam de separar águas de forma racista.
Uns, para poderem esnobar, os outros para terem pretexto de invejar.

zazie disse...

E vs. falam de "Colégios para ricos" precisamente porque só imaginam privado sendo rico.

E isso é fruto do abrilismo.
Acabaram com os ricos em Portugal para depois criarem ricos por partidarite.

Mas, ainda assim não lhes chega- enquanto não houver tabela salarial única para toda a população e tudo apenas com empregos do Estado- sendo o único patrão essa identidade abstracta, não param de se peidar.

zazie disse...

Quanto a Colégios privados não abrirem mão de seleccionar quem entra e quem sai, acho bem.

Porque o mau ambiente é contagioso e qualquer bom colégio privado não deixa andar por lá gandulos a empatarem.

E, se já mandam para a rua os que escolhem à entrada, nem ssei a que título teriam agora de aceitar tudo lá dentro como nem na escola pública se aceita.

Mais uma vez é a trampa do complexo de classe que dita estas imbecilidades.

Porque estes imbecis até conseguem partir do princípio que um rico é sempre uma pessoa decente e um não rico (tem de ser pobrezinho, de risco ao meio, porque agora só existem duas tribos em tudo)- é sempre um marginal chunga, feio, porco, mau e estúpido.

zazie disse...

Mas não se enxergam- projectam, projectam tudo ao espelho...

zazie disse...

Adora debitar estes estereótipos para parecerem "politizados" e "socialmente conscientes".

zazie disse...

Mas ito é tudo hipocrisia.

É ver como os mesmos escardalhos, se pudessem, expulsavam mais de metade dos alunos chunga das escolinhas onde dão aulas.

A escardalhada é mentira. Têm sempre esta capa de ataque aos outros para que não se veja os podres próprios.

Anónimo disse...

A questão para mim é mais básica. O estado gasta menos em educação do que a média, em função do PiB, dos outros países da UE.
.
O cheque ensino vai fazer disparar a despesa pública a curto e medio prazo (admito que no longo prazo possa diminuir), pelas minhas contas em 118 euros/ mês por aluno. Um aumento de 20%.
.
A performance educativa de Portugal em comparação com os outros países é semelhante a qualquer outra actividade. Somos piores em quase tudo, incluindo na educação.
.
Penso que o país, nesta fase do campeonato, não tem necessidade alguma em desviar recursos (investimentos e despesa) para a educação em detrimento de outras opções mais prioritárias, nomeadamente descer os impostos.
.
Finalmente, não creio que o pessoal venha a ter mais liberdade de escolha. Se fizermos o que a Suécia fez, estou de acordo, se fizermos como penso que o governo vai fazer, então é uma simples ajuda que o governo dá aos mesmo de sempre.
.
A classe média media e media alta, que é a principal cliente dos colégios privados, e está em redução acelerada, não querem ter os filhos em colégios onde anda a classe baixa ou media baixa. É assim, não há volta a dar. E é natural que assim seja. Cada pessoa procura melhorar o seu status social através de várias cenisses. Uma delas é a escola dos filhos.
.
A esperança deles, dessa classe intermediaria, como bem dizia o Dragão, é ter a esperança de chegar a rico, e o horror de regressar a pobre.
.
Portanto, o governo tem é de tomar medidas que reduzam a sua despesa mantendo o nível de educação (ou melhorando).
.
E pode fazê-lo como?
.
Se não pode privatizar as escolas por causa da constituição e tal então que concessione as escolas por 10 anos a instituições idoneas privadas. E que o faça com uma redução à cabeça na despesa de 20%. o pessoal fica na mesma com liberdade de escolha, o estado reduz a sua despesa, e gera-se possibilidade de crescimento dos privados na educação.
.
O cheque ensino é apenas um meio, não é um fim em si mesmo, certo?
.
Rb

Anónimo disse...

Agora, sinceramente, sem pretender o que quer que seja, mas tão somente por questões de pragmatismo, digam-me lá:

Qual destas instituições ou empresas tem mais competência, com provas dadas, na educação?
.
- O Estado?
- A Igreja?
- As Cooperativas de Ensino?
- As Empresas de Ensino?
.
É a Igreja. Foi com ela que a Educação começou. É ela que mais tem feito, com sucesso, pela Educação. Os Colégios, as Universidades, Católicas, figuram sempre entre as melhores entidades de entre todas as outras em Portugal. A razão, intuo, é o savoir-fair acumulado.
.
Se assim é, se a Católica tem experiencia, savoir-fair e quadros para participar mais na educação em portugal, porque não convida-los para gerir algumas escolas públicas?
.
Se a questão é religiosa, podem tirar o cavalinho da chuva, porque ninguém me pediu certificado religioso no colégio católico dos meus filhos.
.
Rb

Anónimo disse...

Agora se é para atribuir a entidades dos amigalhaços, sem provas dadas consubstanciadas na experiencia e valor, como acontece hoje em dia, então mais vale ficar como estamos.
.
Rb

zazie disse...

Olha- o único argumento que deste com que eu concordo é que, depois da Festa Escolar e do que gastaram em infra-estruturas, não faz sentido agora querer enviar alunos para onde nem há.

Porque os colégios intermédios faliram por concorrência estatal.

E, em terras de interior e mais pequenas, as tais "classes" a que te referes andam todas na escola pública.

Os caciques locais andam na escola pública, os filhos dos médicos e de funcionários altos do Estado, andam na escola pública e por aí fora.

Na privada, onde existe (e cada vez existe menos) andam ricos de todas as classes.

Nos colégios estrangeiros também sempre andou a elite- inclusivé a comuna anti-facista.

zazie disse...

Quanto à Igreja sim, mas estes tipos do governo são tão ateus como o Jerónimo e mailo Arménio.

Não é por aí.

Acredito até que, para variar, seja mais uma ideia de estrangeirado da Amazon.

Mas nem sei se é particularmente boa ou má.

Sei que um amigo meu me disse que agora na Suécia é também a questão do momento- o cheque-ensino.

Mas, como nós vivemos em Marrocos, por cá não se sabe nada.

zazie disse...

Quais entidades de amigalhaços?


Não nasce gente e existem meia dúzia de colégios que sobreviveram à asfixia estatal.

Bora aí ao Google e procurar as cartas de profs do privado, do todo o país que ficaram no desemprego por causa deste xuxialismo de amigalhaços.

É que fecharam a magote os colégios que existiam no interior.

Os "colégios de província) passe o jacobinismo da expressão- acabaram.

>Só ficaram mesmo os mais ricos- poucos.



zazie disse...

Mas, levantaste uma questão pertinente:

A quem vão entregar estes cheques.

Não pode ser à meia-dúzia de colégios de elite a quem não interessam acampamentos ciganos à porta.

Os outros não existem porque a cada esquina abriram uma escola pública siza-vieira.

Portanto, o que pode sobrar é outra coisa que também já foi promovida a chefe de escola pública:

Os mentecaptos das ESES.

E isso sim, é terrível. É um pavor imaginar os Ramiros Marques deste país elevados a gestores privados de antigas escolas públicas.

Anónimo disse...

Claro Zazie, a questão é de ordem prática. O país investiu em infrasestruturas na educação de uma forma incrível. Para além da conta e seriedade.
.
E agora que se fez isso, vem um cheque ensino que vai desviar mais investimentos para construir ou ampliar mais escolas.
.
Não é mais prático e racional usar as que temos e usa-las para dar a tal liberdade de escolha?
.
Rb

Anónimo disse...

É claro, para isso era preciso gente que pense para além das questiúnculas ideológicas. Que pense no país como um todo e na melhor opção circunstanciada à realidade.
.
As opções são boas ou más em função das circunstancias, não em função daquilo que deviam ser e não são.
.
Ora, se temos disponiveis uma chusma de escolas de qualidade superior é preciso usar a cabeça para as utilizar.
.
Que se invente uma forma de as usar a bem da despesa pública, das familias e das instituições de educação.
.
Porque é que tem de ser sempre o estado, os contribuintes enfim, a entrar com o graveto para as ideologias se concretizarem?
.
Rb

Anónimo disse...

É a direitroska que temos.
.
Rb

Anónimo disse...

"ricos de todas as classes"?

zazie disse...

De todas as classes e também muitos sem classe.

zazie disse...

Um novo-rico é um rico sem classe.

Anónimo disse...

Há novos ricos bem educados e velhos ricos mal educados...

Quando falou em "ricos de todas as classes", estava a falar da forma como as pessoas se comportam com os outros e em sociedade?

zazie disse...

Esta gente deu em ET.

Não sabem o sentido ds palavras.

Isto é o fim. Lêem e não entendem nada de nada.

Msa salivam. Salivam quando a luzinha lhes dá sinal que pode haver crime de ódio.

Qualquer coisa que o Big Brother fracturante lhes tenha alertado. Na novilíngua, que é a única que conhecem.

Anónimo disse...

Estás com a TPM, ou és imbecil todos os dias? ET é o teu pai. A palavra "classe" utiliza-se em mais do que um sentido. Foste à escola?

zazie disse...

Vai fazer um bobó à mãe e desorelha

zazie disse...

Este caralho não consegue entender o que significa existirem ricos de todas as classes em colégios particulares.

Mas não larga. Cheirou-lhe a crime de ódio e está de turno.

zazie disse...

O carlho aprendeu nas aulas de formação para a cidadania que existe uma "classe social" que se chama ricos. E outra classe social que se chama pobres.

É este o problema da geração abrilista. Levam lavagem cerebral logo a partir do berço.

Anónimo disse...

É assim mesmo zazie. Força sobre o esterco abrilino.

Só não percebo é o que o Pedro Arroja - distinto intelectual- está a fazer com um balão debaixo dos pés.

Será que ele queria ser jogador dos benfas?

Anónimo disse...

És imbecil todos os dias. Filha, querias falar na aristocracia, é? É isso que entendes por classe? Isso já não existe. Os nomes sonantes que tu conheces e romantizas fizeram dinheiro no ferro velho ou no vinho a granel. E falas tu nos novos ricos? És patética. Rico é rico. Há a classe dos ricos, que coloca os filhos onde quer, e há a classe cá em baixo. És burra que nem uma porta.

zazie disse...

Que grande besta.

De tal modo besta que vai ficar assim. Nem se ensina uma besta.

zazie disse...

A tua classe nem de sub-cave é- é de engano na Clínica dos Arcos.

zazie disse...

Mas eu sabia- tinha de ser um patrulheiro formato a quem cheirou crime de ódio.

É isto que lhes ensinam nas escolas.

Mete nojo tamanha ignorância e tanto preconceito que lhes encascam, como se fosse o contrário.

zazie disse...

Mas o problema da esquerda é este.

Eles, de facto, querem grupos estanques por idiossincrasias e genéticas e sem possibilidade de nuances ou mudanças.

Um pobre, para a escardalhada, é carne para canhão e terá de ser filho e neto e bisneto e trineto de pobre e só pode vir a ter descendência de miseráveis até à Revolução.

zazie disse...

Claro que eles escapam a este destino porque são os "eslarecidos".

A eles compete-lhes "guiarem as massas".

E depois vão a chefes e aí, a riqueza não lhes faz mal.

zazie disse...

E é por isso que me pergunto- e isto é apenas dirigido ao morgadinho da cubata (com a cavalgadura não há diálogo)

Como é que tu podes ser de esquerda.

Eu nunca entendi como se pode ter afinidade com uma hipocrisia tão reles que tem por base cenas de ódio e preconceitos mesquinhos.

Não sei.

E não tenho também a menor afinidade com o que se poderia chamar a "direita cínica!. Aliás, nem sei o qeu é direita.

Em termos partidários não existe. Aquilo a que v.s chamam Direita, é a esquerda do resto da Europa.

E a nossa esquerda comuna nem em Cuba existe.

---------------
Mas, a questão que me intriga é mesmo a afinidade do morgadinho com estes complexos maniqueístas que ele sabe que são mentira.

Não sei. Na volta é coisa biográfica, como ele já contou.


Comigo sei que politicamente vivi o PREC e nunca poderia ser de esquerda por isso.

Em termos pessoais mete-me nojo a estupidez escardalha.

E é por isso que entro em sintonia com o José. Porque também gosto de ler alguma esquerda inteligente da Marianne.

zazie disse...

Mas esta cena da luta de classes fede.

Sempre me fedeu e sempre tive nojo a quem atira com ela à cara dos outros.

Sejam os que esnobam e falam na "mãe" e no "pai" e na criadagem; seja nos novos-ricos que ainda são mais grotescos; sejam nos falsos pobres ressabiados que nem pobres são mas que cobram aos outros as bebedeiras do pai e mais toda a estupidez que herdaram.

zazie disse...

Não posso com quem vive a achar que os outros lhe devem sempre alguma coisa.

É isto.

Anónimo disse...

A mulher fala que se desunha e está histérica. A coisa é grave. Mas quem é que falou no PREC, na direita ou na esquerda, ó santinha? Eu estava-te a falar de uma coisa que existe desde sempre, ricos e pobres. Se um pobre se torna rico, passa para a classe dos ricos. Ainda não explicaste o que é isso dos ricos de todas as classes. Não te enerves.

Anónimo disse...

"A mulher fala que se desunha e está histérica."

LOL

Anónimo disse...

Zazie,

Eu não sou de esquerda, nem de direita. Acho errada esse dualismo de ver a coisa, pois partilho algumas coisas de uns e de outros.
.
Eu costumo dizer que, para além da esquerda e direita, há o Cimo e o Baixo, o Frente e o Atrás.
.
Hayek via a coisa como um TRIANGULO: a esquerda a direita e o liberalismo.
.
Mas vejamos, que tipo de direita poderia ser:

1- A "direita reacionária" que olha para o passado e é aristocrática, religiosa e autoritária?
2- A "direita moderada" que é tolerante à mudança, desde que seja gradual e aceita alguns aspectos do liberalismo, incluindo o Estado de Direito e o Capitalismo, embora veja o radical laissez-faire e o individualismo como muito prejudiciais para a sociedade.
3- A "direita radical" do macarthismo, o thatcherismo, o Republikaner Parte na Alemanha Oriental e assim por diante.
4- A "extrema-direita" que tem quatro características: 1) anti-democracia, 2) o nacionalismo, 3) o racismo; 4) o estado forte.
5- A "nova direita" consiste dos conservadores liberais, que enfatizam um governo pequeno, mercados livres e a iniciativa individual.
.
Claramente, se tivesse que escolher uma direita escolhia a 2ª.
.
Quanto à Esquerda, não me identifico com troikismos e marxismos, nem hgelismos, nem leninismos, nem o diabo que os carregue...
.
...muito menos apoio os direitos ao aborto, aos casamento gay, a legalização das drogas etc, mas por outro lado sou profundamente ambientalista e até tenho pena que esse assunto tenha sido abduzido pela esquerda. Não sou ateu, mas não vou à bola com as religiões em geral.
.
Acho que as crianças quando nascem devem ter o mais possível acesso a bens e serviços que possam minorar a sua condição social de partida - igualdade de oportunidade - mas sou visceralmente a favor de uma sociedade assente no mérito individual.
.
Acho que a solidariedade e fraternidade é uma obrigação para quem vive em sociedade e não uma opção de cada um.
.
Não acredito no mercado milagroso, muito menos no estado milagreiro. Acho que o Bom Senso é o melhor partido e o Exemplo a melhor ideologia.
.
Rb

zazie disse...

Essa numenclatua é absolutamente inventada para Portugal.

Eu não sei o que é Direita, por cá.

Os neoliberais vêm do trotskismo- tudo neles é gémeo do comunismo- são internacionalistas, materialistas e acreditam nas leis da economia a fazerem a História.

Eu sei o que são "pessoas às direitas".

E sei o que é a escardalhada.

Fora isso sei o que pode ser um pensamento de esquerda mais inteligente e aí estou em sintonia com o Jose, ao citar o Jacques Juillard.

De resto, a maioria dos meus amigos é de esquerda e os artistas são-no praticamente todos.
----------------------

Mas a pergunta que te fiz não foi acerca da "Direita" tanto mais que eu não me considero disso, o que quer que isso seja.

A pergunta que te fiz e repito é outra:

Como podes sentir sintonia ou simpatia pelos pressupostos ranhosos do despeito, do rancor, da mesquinhez e do ressabiamento que alimentam a dita "consciência de classe" dos que se dizem de esquerda?


Eu não posso. É algo visceral com que não suporto.

zazie disse...

A primeira categoria tua está errada- os que seriam aristocráticos são conservadores e nunca um conservador é reaccionário.

O conservador, conserva, não se mete, não reage, fecha-se no seu mundo e deixa andar.

Os conservadores aristocráticos tendem a ser os únicos e verdadeiros ecologistas, por exemplo.

Não esnobam, são anti-burgueses, não ostentam dinheiro, não são por mais dinheiro a mil à hora, não são internacionalistas, não são comerciantes, preferem a terra ao cifrão e só olham para o passado porque sabem que o mundo dos seus valores foi à vida.

Em termos ideias, um aristocrata de alma, é isto.

zazie disse...

Os reaccionários são outra coisa- são os bimbos e grunhos fuções que querem o monte sempre maior, não têm grandes princíos para isso e estão-se nas tintas para os outros.

zazie disse...

Por exemplo- tu eras capaz de ter um diálogo com a cavalgadura que por aqui anda?

Achas que é apenas fruto de estupidez natural, a besta achar que existe a "classe dos ricos" e a "classe dos pobres" ou é fruto do tal ressabiamento escardalho?

Do ódio de classes que essas bestas vendem e impingem e que colhe nos complexados?

zazie disse...

Está visto que entre isto os "atlas de investimento" á Ayn Rand, venha o diabo e escolha- são nojo idêntico.

Anónimo disse...


Um novo-rico é um rico sem classe."

"Não esnobam"

Rica, ainda está um pouco snobenta. Falta-lhe mais um bocadinho para ficar chique.

zazie disse...

A escardalhada é esta mentira:

São os machistas mais ordinários (é ir ao Blasfémias e ler o que aqueles grunhos dizem à Helena Matos) mas depois dizem-se anti-machistas e perseguem quem não festeja o Dia da Mulher.

A escardalhada não tem debates nem combates de ideias- tem ódio.

E esse ódio é que é o tal cadinho que lhes acalenta a vida inteira.

Podem estar em estado fóssil que ainda odeiam o fantasma do "rico", do capitalista; do burguês ou do neoliberal, que lhe vão mudando de nome de acordo com as modas.

E é este ódio a coisas que consideram más e pelas quais nutrem ternura que está na base do maior ideal com que conseguem sonhar-

a puta da revolução sanguinária para serem eles os ditadores e fazerem aos outros o que imaginam que fizeram desde sempre aos "seus".

zazie disse...

Por isso é que muito raramente o comunismo tolera a religião.

Casos houve em que tal não foi e todos eles se passaram no mundo latino, onde as coisas são mais brandas.

zazie disse...

A ternura pela fossa é mesmo o mais estranho do sentimento comuna do igualitarismo.

E por cá adoram o "facismo" porque era o "facismo" que proporcionava a boa da fossa que depois podia levar à boa da revolução.

zazie disse...

Isto a propósito do pânico com o Jerónimo e amilo arménio e maila troika escardalha recebeu a notícia de poder haver mobilidade no ensino.

Era o fim- lá se ia o mundo divido ao meio e todo sob a tutela do Estado/Patrão.

Anónimo disse...

Mas não é no ensino onde já existe a maior mobilidade de entre TODAS as profissões?
.
Quer-me parecer mais uma batalha teórica para papalvo ver.
.
Rb

Anónimo disse...

Começo a tirar-te a pinta, zazie. Repetes sempre o mesmo, os teus temas contam a tua história. És uma velha profundamente ressabiada com o 25 de Abril. Tens saudades do sistema de castas. Essa de os ricos de várias classes é tipico. Eu nasci na Venezuela, o meu pai fez algum dinheiro por lá e voltou bem,para dar uma boa educação aos filhos. Sei da prática que há ricos e pobres. Tu tens um sistema mais elaborado de classes. Sei bem o que é isso do snobismo de classe. Tens a mania da aristocracia anti-burguesa. Velha,o teu mundo acabou.

zazie disse...

No ensino, como?

O ensino em Portugal é o exemplo cabal do maior totalitarismo possível.

Programoas únicos, directivas únicas, seja para particular ou estatal.

Quem não seguir a cartilha dos mentecaptos dos pedagogos, nem direito a paralelismo pedagógico tem.

Não há a menor mobilidade entre professores do estatal e particular porque se criou a ideia que ser-se prof em Portugal era como ser-se militar ou polícia.

Se não é do Estado, é perigoso e é bom que fique desempregado ou entre para a função pública.

Como é de ver, um dia esta imbecilidade tinha de estourar.

E estoutou da pior forma.

O privado acessível e diversificado, foi à falência. Não existe.

O estatal, como é óbvio, só serviu para PPPs e festas escolares que deviam dar direita a essa maltosa ir de cana.

Agora estão à rasca com tanta gente lá dentro e eu imagino que isto até é uma forma de empurrar para fora.

Mas, como tu disseste, duvido para onde.

Porque estragar é fácile rápido.

Destruíram as alternativas privadas que podiam ser em conta para muito mais gente.

Criaram estatais para ricos, em bairros de luxo.

E agora não há crianças, nem jovens e excesso de profs para tanta fachada.

zazie disse...

O bicho ainda rosna.

Tarado- é de esquerda e está tudo dito- tem ódio a mulheres e deve gostar de bater na avó.

São assim- este nojo de complexos.

zazie disse...

Nos casos mais complexados tendem mesmo a ser psicopatas.

Não há pachorra.

Há coisas que ainda podem depender de pontos de vista- mas isto, não. Isto é visceral- é coisa feia- são bostas.

zazie disse...

E depois dão lindos maridos e pais de família

ehehehehe

É ver os drogados e drogadas que botam no mundo.

Desgraçado de quem for filho de escardalhada.

Não está preparado para a vida e vai sempre atirar as culpas de todos os falhanços ao "sistema".

Claro que sabem disto e tratam de se enfiar nos partidos por causa das coisas.

Cuidam-se sempre bem, estes burguesoides hipócritas.

Anónimo disse...

nhénhé e renhónhó, raio da velha. acho que até consigo vizualizá-la ;)

zazie disse...

Este é necrófilo- consegue passar um domingo inteiro a imaginar uma velha.

Nem telemóvel há-de ter para chamar um Carlão que o contente.

Anónimo disse...

gosto de chatear velhas azedas como tu. É divertido ver-te espernear. Pareces aquelas malucas da aldeia, mas do género aristocratas ressabiadas. Ainda ai estás, ou já fugiste para a toca?

zazie disse...

morgadinho:

O Pedro Picoito tem um bom texto acerca disto:

http://declinioqueda.wordpress.com/2013/08/09/cheque-ensino-e-liberdade-de-educacao/

zazie disse...

Realmente não se sabe muito acerca do assunto e, o mais provável é ficar em águas de bacalhau.

Mas merece a pena ler o que dizem os que entram em pânico com a ideia.

Porque isso, sim- é um retrato do atraso de Portugal

CCz disse...

"Não posso com quem vive a achar que os outros lhe devem sempre alguma coisa."

Excatamente