19 dezembro 2008

confusão mental

Para escolhermos entre diversas interpretações incompatíveis da realidade necessitamos de teorias ou, pelo menos, de proposições teóricas que não dependam da experiência histórica e que possam ser estabelecidas "a priori", uma vez por todas, através da apreensão intelectual ou da compreensão da natureza das coisas.
Exemplos do que eu entendo por teorias a priori são: Nenhuma entidade material pode estar em dois locais ao mesmo tempo. Dois objectos não podem ocupar o mesmo espaço. Uma linha recta é o espaço mais curto entre dois pontos, etc.
Exemplos de teorias a priori também abundam nas ciências sociais, em particular na economia política e na filosofia: A acção humana é a prossecução voluntária de fins valorizados com recursos escassos. Ninguém pode voluntariamente deixar de agir. Uma quantidade maior de um bem tem mais valor do que uma quantidade menor. O consumo no presente tem mais valor do que o mesmo no futuro. A produção tem de preceder o consumo.
E ainda: Sem a propriedade privada dos meios de produção não é possível conhecer o preço desses meios e sem conhecer o preço dos meios de produção a contabilidade de custos não é possível. Os impostos são uma limitação aos produtores ou donos de riqueza e reduzem a produção ou a riqueza abaixo do que seria sem impostos. A democracia (governo da maioria) é incompatível com a propriedade privada (propriedade e respectivo governo individual).
Qualquer pessoa que considere necessário testar estas proposições ou que alegue “factos” que as contradigam está confusa.


Hans-Hermann Hoppe
Economista político da escola Austríaca e filósofo.

Sem comentários: