01 novembro 2008

Murxo


Hoje passei o dia em Espanha. Em Vigo, para ser mais específico. Gosto muito da cidade. Não da sua estética, que não é digna de registo, mas da sua vivacidade. É uma cidade animada, onde os portugueses são bem recebidos.

Pois bem, desta vez, Vigo desiludiu-me. Durante a tarde, com excepção da Calle Príncipe, uma das principais artérias comerciais da cidade, e do Corte Inglés, vi pouco movimento nas ruas. E agora há noite, fui jantar à minha zona preferida de restaurantes, que estava deserta. Uma via pedonal, cujo nome não me recordo, que fica perto da marina de Vigo a caminho de Bouzas, na segunda linha paralela ao mar, com restaurantes de ambos os lados e uma banca de ostras ao meio. Para minha surpresa, ao contrário do que é habitual, os estabelecimentos estavam todos vazios. No restaurante, onde jantei um magnífico Arroz de Marisco, perguntei ao empregado de mesa, não sem antes me certificar se este era ou não espanhol (?!), se a crise estava instalada em Vigo. Resposta afirmativa. "Pero es general, no solo en Espana" - acrescentou, numa interessante nota final que diz tudo acerca do carácter nacionalista que se respira em Espanha. Pelo caminho, uns bitaites acerca de futebol.

Ao regressar, vim com a sensação de que em Espanha as pessoas já se estão a ajustar à crise. Pelo menos, parece existir alguma contenção na exuberância que nos últimos anos caracterizou a economia de nuestros hermanos. Sinal de que as pessoas estão informadas. Por fim, também fiquei a saber que o Mourinho e o Cristiano Ronaldo não têm lá muitos fans na Galiza!

Sem comentários: