16 novembro 2008

amigo de novidades


Nasceu em 1500, faleceu em 1545. Gonçalo Anes - de alcunha O Bandarra - era sapateiro em Trancoso e também poeta. Foi, porém, a sua veia profética que o tornou conhecido em todo o país, uma espécie de Nostradamus português.
.
O Bandarra não tinha linhagem nem ligações ao poder real ou eclesiástico. Era um homem independente, tanto quanto um sapateiro de Trancoso pode ser independente. A sua fama chegou a Lisboa e ele acabou também por vir à capital, primeiro em 1531, depois em 1538, altura em que, segundo um seu biógrafo "as cópias das suas profecias surgiam já por toda a parte. Na capital, a população judaica alvoroçava-se com a vinda do Messias e, à sua maneira, interpretava as coplas do profeta" (*)

Um homem independente a influenciar a opinião pública em Portugal? Vai acabar mal, profetizaria eu - profecia que o Bandarra nunca fez, para seu mal.

No auto-de-fé que lhe foi lido em 23 de Outubro de 1541, nos paços reais da Ribeira, em Lisboa, acusavam-no, ainda segundo o seu biógrafo, de "ser amigo de novidades e com elas causar alvoroço em cristãos novos" (*)

(*) Fernando J. S. Costa (ed.), As Profecias do Bandarra, Trancoso: Trancoso Eventos, 2007
.
Nota: Acerca do Bandarra escreveu Fernando Pessoa: "O verdadeiro patrono do nosso país é esse sapateiro Bandarra ... O futuro de Portugal - que não calculo mas sei -está escrito já, para quem saiba lê-lo, nas trovas do Bandarra ... O Bandarra símbolo eterno do que o povo pensa de Portugal".

Sem comentários: