03 junho 2008

pescadores exigem redução dos impostos

A greve dos pescadores só na aparência está relacionada com a subida do crude. A greve dos pescadores é por uma descida de impostos, sem a qual a sua actividade não é viável. Pretendem uma descida do ISP, mas aceitam subsídios para pagar o ISP. Reivindicam uma descida das contribuições para a segurança social e ainda está em cima da mesa uma descida das taxas portuárias, aliás proposta pelo Governo.
Se o Governo optar por negociar com cada indústria uma descida de impostos, ou um financiamento para os pagar, ou quaisquer outras benesses, entraremos num ciclo imparável de reivindicações, com greves e conflitos que só poderão ter resultados negativos. Ayn Rand analisou muito este fenómeno, quando o Estado favorece um grupo de cidadãos em detrimento de outros é a “guerra”.
Será melhor descer os impostos para todos. Um corte no ISP para o nível de Espanha e o mesmo no IVA. Políticas sectoriais vão prejudicar mais o País e (se é que interessa a alguém) a possibilidade de Sócrates vir a ser reeleito em 2009.

Sem comentários: