20 julho 2007

Pérola de tolerância

A propósito do livro da Zita, um dos seus ex-camaradas, que comprou o livro, enviou-me uma "pérola": uma piada contada entre membros do PCUS, sobre o "centralismo democrático":

- "Eu tenho a minha opinião, mas nem sempre estou de acordo com ela", dizia um desses "pobres" membros...
Querem maior prova de tolerância, respeito, abertura e sentido crítico em relação à própria opinião?!
Quem disse que os camaradas não toleravam a crítica? Essa é uma acusação porventura válida para os companheiros e camaradas do PS, mas não para a verdadeira esquerda: a do "centralismo democrático".

Na Faculdade de Economia do Porto (onde dei aulas), com o 25 de Abril, a disciplina de "História do Pensamento Económico" (anteriormente "História das Doutrinas Económicas") mudou de nome para "História da Ciência Económica". Mas não por muito tempo, sem quase se dar por isso, as forças mais progressistas da FEP mudaram a denominação da dita para "História Crítica da Ciência Económica". Querem maior prova de sentido crítico?

Entretanto, tudo mudou, agora a dita já se chama de novo "História do Pensamento Económico" ...

Será um sinal dos tempos?

Sem comentários: