24 maio 2019

o monopólio do socialismo

Eu já tinha deixado cair a possibilidade de alguma vez ver nascer em Portugal um Partido Liberal.

Fiquei surpreendido quando há meses dei pela Iniciativa Liberal, já sob o comando do Carlos Guimarães Pinto.

Eu conhecia-o apenas aqui do blogue, como um articulado liberal, e só muito mais tarde o conheci pessoalmente.  Nestes últimos meses, ele veio provar que, além de um coerente liberal, ele é também um excelente e discreto organizador.

A minha maior surpresa, porém,  foi como a Iniciativa Liberal se impôs ao longo do último mês. Ideias coerentemente apresentadas, solidamente defendidas, uma prática política coerente com as ideias defendidas (como aquela de renunciar à subvenção estatal aos partidos), um ar de clara novidade e uma postura de franca oposição ao status quo representado pelo PS e PSD, mais os seus respectivos satélites (BE e PCP do primeiro, CDS do segundo).

Eu acredito que a Iniciativa Libera vai eleger pelo menos um eurodeputado no domingo. Mas mesmo que não consiga, fez um excelente trabalho para estas eleições e deixou uma  rampa de lançamento para eleger dois ou três deputados nas eleições nacionais em Outubro.

Uma coisa parece certa. O monopólio do socialismo em Portugal, representado pelos cinco partidos do regime, passou a estar sob escrutínio e sob ameaça. E a novidade é a Iniciativa Liberal.

Sem comentários: