17 novembro 2015

iluminismo

"What to say to a man who tells you he prefers to obey God than to obey men, and who is consequently sure of entering the gates of Heaven by slitting your throat?" - Voltaire


Que dizer a um homem que prefere obedecer a Deus do que a outros homens, e que tem a certeza de ir para o Céu por te cortar o pescoço? - Voltaire

Citação retirada deste artigo de Pascal Bruckner:

Enlightenment fundamentalism or racism of the anti-racists?

15 comentários:

Cfe disse...

"Que dizer a um homem que prefere obedecer a Deus do que a outros homens, e que tem a certeza de ir para o Céu por te cortar o pescoço?"

Resposta politicamente correta e supostamente tolerante: Pode vir meu filho ! Vem disfarçado no meio dos outros que eu deixo entrar na minha coutada !

Unknown disse...

Cortar a dele...em silêncio,claro...

zazie disse...

V. não percebe nada. Quem teme Deus não se diviniza a si próprio.

A hubris dos fanáticos é uma religião sem Deus, porque coloca profetas de pés de barro com cartilhas apocalípticas e promessas de paraísos a seguidores raivosos.

Isto tanto se aplica a todas as heresias milenaristas de sempre e, em particular, as da Reforma, quando aldeias inteiras foram massacradas e antes disso despojadas de todos os bens, pelos salvíficos, como a todos os comunismos ateus de sempre.

O materialismo não é tempero para o furor à prova de equilíbrio humano entre espírito e matéria.

Ricciardi disse...

"Pode vir meu filho ! Vem disfarçado no meio dos outros que eu deixo entrar na minha coutada !"
.
No meio dos outros, disseste bem. Os 'outros' deve querer dizer que não são 'estes'.
.
Gostei do link. Retive sobretudo a ideia de que as nossas leis e valores não devem ser alteradas em funcao das leis e dos valores trazidos pelas minorias imigrantes.
.
Rb

Ricciardi disse...

Não há motivações religiosas ou ideológicas por trás do recrutamento de terroristas europeus. Essa é q é a verdade. Procuram no lado errado.
.
É uma questão de glamour, oportunidade, convívio, frustração, sentido de utilidade, valorizacao da pessoa.
.
Sir Shackleton publicou no jornal The Times, em 1914 o seguinte anúncio: “Procuram-se homens para viagem perigosa. Salário baixo, frio penetrante, longos meses na mais completa escuridão, perigo constante e poucas chances de voltar com vida. Honra e reconhecimento em caso de sucesso".
.
Pois bem, o número de candidatos a este anúncio foi inesperadamente elevado.
.
Qdo perceberem a razão por tão elevado número de candidatos à ed expedição, talvez percebam as razões dos candidatos a terroristas.
.
Rb

Cfe disse...

Rb,

Eu nunca disse que todos os refugiados são terroristas.

Cfe

Anónimo disse...

Ena, agora até temos um "Patriot Act" à francesa. Será que a esquerda vai acusar o Hollande de ser "fachista"? Tanta "cambalhota" que se tem visto desde sexta-feira...

http://24.sapo.pt/article/www-rtp-pt_2015_11_17_898804709_hollande-quer-mudar-constituicao--um-patriot-act-frances

Euro2cent disse...

Já alguém aqui disse que os iluministas eram uma corja da pior espécie, e o Voltaire em particular um dejecto de cão abjecto?

OK, digo eu.

Basta ver que, quando puseram em prática os "principios", trataram logo de matar vários milhares de vezes mais pessoas do que tinham morrido do "obscurantismo" anterior.

Curiosamente, ninguém os chama à pedra pelos resultados, só lhes ecoam os pretextos.

Mistérios ...

zazie disse...

O PA tentou dizer mas ninguém leu.

zazie disse...

Mas ensina-se na escola o inverso. Acho que vem nos manuais. Toda gente tem muito respeitinho ao fim das trevas medievais, no século XVIII.

Euro2cent disse...

> Toda gente tem muito respeitinho

Deve ser qualquer coisa entre miúfa e sindroma de Estocolmo. Ou simplesmente lavagem ao cérebro (engraçadissimo que acham que os tougos dos coreanos dos anos 50 eram supostos ter feito isso nuns meses aos prisioneiros de guerra, e anos a fio de filmes e televisão desde criança não são nada ...)

A parte gaga é que há uns tipos que a certo ponto não tinham quase nada, e passados uns tempos tem os berlindes todos no bolso. Mas ninguém se questiona, e acham todos muito bem, é perfeitamente normal, perfeitamente normal ...

José Lopes da Silva disse...

Um óptimo link para uma excelente leitura. Obrigado.

Cfe disse...

"Mas ensina-se na escola o inverso. Acho que vem nos manuais. Toda gente tem muito respeitinho ao fim das trevas medievais, no século XVIII."

Pois olha, quando falo sobre a falsidade da "Idade das Trevas" todo mundo olha para mim como se eu fosse um ET.

zazie disse...

A mim também. Foi isso que eu disse ehehehe

Era ironia.

Anónimo disse...

http://www.dailymail.co.uk/home/index.html