16 outubro 2015

provisórios

O post anterior mostra bem as expectativas que o PS está a criar na "esquerda".

Um breve recado para os Abrilistas, já não é possível voltar aos idos de 74/75 porque já não temos a pesada herança. O que sobra agora são dívidas.

11 comentários:

Ricciardi disse...

Há algumas lógicas que tenho lido que me fazem 'espécie'. Quer dizer, o PS trai o seu eleitorado se se juntar à esquerda, mas não trai o mesmo eleitorado se se juntar à direita.

Em que ficamos, trai ou não trai o seu eleitorado?

E se a PAF se juntar ao PS trai o seu eleitorado ou nem por isso?

Já aqui dei a opinião de que uma união à esquerda do PS pode ter consequências gravíssimas na economia do país.

Não sei se o Costa tem engenho para convencer o mundo, que nos financia e investe em Portugal, que apenas se trata duma aliança tática e que a extrema esquerda não influenciaria nada no putativo governo a formar.

Não estou nada convencido que conseguisse isso e também não acho que se deva correr esse risco.

O PR, se bem o conheço, vai dar posse a um governo PAF. E o governo PAF vai cair mal entre no parlamento.

Em suma, o PR vai engonhar, lavar as mãos e passar a batata quente para o Marcelo Rebelo de Sousa provavelmente o futuro novo PR.

Ora, eu cá tinha uma solução mais eficaz.

O PS está dividido. Há muitos deputados que votariam contra uma aliança à esquerda se o voto fosse secreto e não pelo dedo no ar.
Aquela perversão democrática da disciplina de voto só funciona porque os votos dos deputados não são secretos. Tem medo que os expulssem se votarem contra as orientações da nomenclatura partidária.

Portanto, se eu fosse o Cavaco telefonava à senhora presidente da Assembleia, a Assunção Esteves, e dizia-lhe: ouve lá oh Sãozinha quando for a votação duma moção de censura ou coisa parecida obriga a que o voto seja secreto.
.
Rb

Ricciardi disse...

I know i know as peixeiras da caserna vem já dizer que os deputados são livres como passarinhos e q a Constituição até lhes confere essa liberdade.
.
O RUI A. até diz que qualquer estudante do 1o ano sabe disso.
.
Pois eu acho é que um estudante do 1o ano desconhece que existe uma coisa chamada disciplina de voto e uma palavra chamada orientação de voto que, na prática, é um obstáculo à liberdade de voto.
.
Rb

Harry Lime disse...

Discordo com o Rb pela primeira vez.

Acho que o Costa é capaz de manter a extrema esquerda sob controle (até porque a extrema esquerda se quer manter sob controle... quer demonstrar que se pode sentar à mesa das pessoas crescidas)

De um modo geral, penso que a malta está a avaliar mal as opçoes estratégicas da esquerda.

A Europa por outro lado é capaz de dar o aval ao Costa e esperar para ver. Mesmo no caso dos gregos a Europa só se zangou com os gregos quando eles começaram a armar confusão. Até porque a Europa pretende manter pelo menos uma aparencia de democracia.

Por outras palavras: vamos ver.


Rui Silva

Harry Lime disse...

O PR até pode dar posse ao PaF mas isso seria contradizer o que disse duas semanas antes.

É que a solução à esquerda é a unica vagamente estavel no contexto actual. A chave vai estar mais uma vez na Europa: se o Costa der provas ao Cavaco de que convenceu a Europa, penso que o Cavaco vai ter de lhe dar o governo.

Se o PaF for fizer governo minoritario nem sequer vai tomar posse: é afundado à entrada e o PS avança com a solução de esquerda.

O Costa sabe disto, o Cavaco disto, o Passos também sabe disso... e a Europa provavelmente também o sabe.

Rui Silva

Anónimo disse...

Dois estarolas a palrar tretas...

Ricciardi disse...

Pois, sim, na Grécia o siryza aliou-se à extrema direita e ninguém relevou esse facto.
.
Eu penso que Costa não tem, digamos, sex-appeal, para desfazer a ideia de q a extrema esquerda é apenss um residuo no governo.
.
Falou o presidente do parlamento que é socialista. O alemao cujo nome me escapa. Mas é preciso que o Costa ponhs a falar gente mais importante. Se Um holland e uma Merkel e um draghi desvalorizarem uma aliança à esquerda eu ddou o braço a torcer. Até lá Rui.... tenho muitas dúvidas.
.
Rb

Harry Lime disse...

A chave aqui é a Europa, nada em Portugal se decide sem o beneplacito de Berlim, Frankfurt e Bruxelas.

Rui Silva

Ricciardi disse...

De acordo.

Harry Lime disse...

Não estou em condições objectivas de avaliar o sex-appeal do Costa :-) :-)

Rui Silva

Ricciardi disse...

Eheheh
.
Eu estou. Subjectivamente.
.
Rb

cfe disse...

Acho melhor olharem bem o que a esquerda brasileira fez. Primeiro ao assumirem fizeram tudo o que a finança queria. Palmas! Depois fizeram alianças com os DDT locais e depois lixaram as finanças.