17 outubro 2015

democracia liberal e capitalista

O PCP e o BE não têm peçonha. Apenas defendem modelos de sociedade contrários ao que pretende a grande maioria dos portugueses.

Os países Ocidentais, e em particular a zona Euro, enquadram-se na chamada "democracia liberal e capitalista" e o PCP e o BE defendem, em última análise, o comunismo. O PCP defende um comunismo à URSS e o BE defende um comunismo à qualquer coisa que nem sabemos bem, mas que está lá entalado entre o Podemos e o Syriza (penso que eles tb n estão certos do que querem). O PSD/CDS e, até agora, o PS defendem a democracia liberal e capitalista, à Europeia.

Uma frente de esquerda que englobe o PCP e o BE, naturalmente vai "remar contra a maré", contra a ideologia reinante na UE. Este é o problema!
É por isso que o PCP e o BE defendem a saída do Euro e da Nato, são contra o projecto europeu. Ambos podem fazer concessões temporárias ao PS, mas obviamente vão ser um contrapeso na integração e convergência de Portugal com os restantes países da UE.


11 comentários:

Ricciardi disse...

Bem, vejamos, se o PS tivesse ganho as eleicinhas sem maioria absoluta ninguém estaria a falar sobre o assunto e, para um governo desses governar, teria de ter apoios à esquerda.
.
O problema só se levanta se o PCP e o BE integrarem de facto o governo e, adicionalmente, nao abdicassem dos principios anti-europa e anti-capitalismo.
.
Ora, ao q se sabe, esses partidos prescindiram daqueles princípios. Meteram a política anti-euri e anti-nato e anti-europa na gaveta.
.
Portanto, é um não assunto. Se eventualmente teimarem nesses assuntos o Costa disse que não faria coligação.
.
Parece-me claro isso.
.
O que motiva a extrema esquerda é tão somente evitar que a paf governe.
.
Portanto, em suma, nós sabemos que o BE e o PCP não tem força nem peso para influenciar o PS naqueles assuntos. No entanto o mundo não sabe bem. É uma questão de aparência que o Costa se quiser prosseguir tem de conseguir contrariar.
.
Ele só consegue isso se algumas pessoas importantes desvalorizarem publicamente a união à esquerda. Se costa conseguir que draghi ou Merkel desvalorizem o assunto os mercados não se assustarão.
.
Creio q será está percepção q Cavaco está à espera de ver.
.
Costa ontem foi claro e de certa forma tranquilizador. Quer dizer ele disse que se não for possível acordar um governo à esquerda o PS não deitará abaixo um governo PAF. Isso é uma óptima garantia.
.
Tenho grandes dúvidas q costa consiga obter de Merkel e draghi declarações de indiferença e tranquilidade. Se conseguir isso dou o braço a torcer e até o fico a admirar pela capacidade de negociação e convencimento.
.
Rb

Ricciardi disse...

Certo mesmo é que o povo não quer maiorias dum partido. Prefere que os partidos negoceiem e que sirvam uns e outros de contrapeso para mitigar abusos de poder.
.
Embora seja simpatizante do PSD (já fui militante) creio que o PS tem melhores condições de fazer o que tem de ser feito.
.
Rb

Ricciardi disse...

Espero que PPC saia da liderança do PSD (e q nunca mais volte) e que deixe gente crescida poder lidera-lo. Há muita gente boa no PSD. O Cadilhe por exemplo.
.
Rb

Ricciardi disse...

Cadilhe, o meu confrade. Da confraria do Vinho Verde.
.
Rb

Anónimo disse...

O Costa é que perdeu as eleições, por isso, se alguém tem de sair é ele.

Este Ricciardi é um cínico de primeira água. Porra, deve ser contagioso à esquerda.

Ricciardi disse...

O Costa não perdeu pela simples razão de que quem ganha ou perde são os partidos.
.
O que se pode dizer é que a PAF perdeu as condições para governar porque não tem mais alianças para poder fazer à direita e à esquerda.
.
Em suma se a PAF ganhou e não pode governar com essa vitória é uma vitória de Pirro. Não serve para nada se não chegar a acordo com quem perdeu.
.
Pelos vistos PPC não quer negociar. Desistiu. Disse-o publicamente. Uma totózice. Tonéquice. Nunca devia ter dito isso.
.
Rb

Ricciardi disse...

PPC tinha de conseguir minar o processo de acordo entre o PS e a esquerda e não fazer declarações definitivas.
.
Seria esperto se usasse a propaganda e ardil para ou inviabilizar acordos à esquerda e sentadinho de braços abertos à espera de costa.
.
Mas é nabo. Nabo como estratega e nabo com PM.
.
Precipitado e um bocado infantil.
.
Rb

Anónimo disse...

O Ricciardi é o Pedro Guerra dos blogues. Até dá a volta à tripa...

Anónimo disse...

E jurava a pés juntos que nem era socialista. Faria se o fosse, tal é a subserviência à tribo.

Ricciardi disse...

Quem é o Faria?

Anónimo disse...

"O Costa não perdeu pela simples razão de que quem ganha ou perde são os partidos."

Não, que ideia! Eu ia jurar que a campanha do PS se resumiu à imagem do Costa, mas "só" o partido é que perdeu. HAHAHA