09 outubro 2015

chegaram ao fim

O socialismo e a social-democracia chegaram ao fim do seu tempo. Só que a sua morte vai inevitavelmente provocar um abalo, e um abalo sério, no frágil edifício da democracia europeia.

VPV, no Público de hoje.

Comentário: Ando a dizer isto há 20 anos.

18 comentários:

cfe disse...

20 anos?!? Em algum momento acerta.

Anónimo disse...

Na minha terra chamamos estes Gajos de adiantados mentais.

São Gajos q conseguem ver mto a frente.

Euro2cent disse...

Azar do catano.

O nosso amável (e altamente desportivo, honra lhe seja feita) anfitrião vem mesmo a tempo de, juntamente como o VPV, estar completamente errado.

O aumento da produtividade da sociedade industrial está a entalar de tal modo os nossos donos que eles já não conseguem arranjar mais empregos idiotas para a criadagem. 3º aparador de unhas dos caniches? "Barista" que faz desenhos miniatura na espuma do café? "Fuck that shit".

Se prestarem atenção, para além das palhaçadas de Trumps e companhia, há sectores impecávelmente conservadores a dizer que se calhar era de pegar nos bens da nação e definir um "basic income" que permitisse aos cidadãos viver sem chatices, e acabar com as palhaçadas dos impostos sobre rendimentos que os ricos não têm.

Claro, ainda é preciso resolver o problema de contratar criados de confiança.

Anónimo disse...

Manchete de amanhã do Financial Times: Cameron pede ajuda a Alemanha para evitar o "Brexit", pois teme que os "hedge funds" queiram forçar a saída do Reino Unido da UE.

Recorde-se como a especulação financeira anda há anos a tentar partir a zona euro, nomeadamente através do "Grexit". O alvo a seguir é Portugal, e nós estamos mesmos no ponto, graças ao desfecho eleitoral. É só para lembrar que é capaz de vir aí pé-de-vento.

zazie disse...

Patetice. isso é porque não lhes interessa a imigração imposta por política comum.

Que raio de alvo podia ser Portugal por parte de que capitalistas preocupados com a treta da imigração?

Vs. vivem de teorias da especulação e sempre com fantasma do banqueiro a manobrar tudo.

zazie disse...

E que hedge funds são esses que têm tanto poder quando os hedge funds levaram bruta machadada aquando da bolha?

zazie disse...

Há nacionalistas, sim. E UKIP e finança a apoiar a saída da UE. Mas isso nada tem a ver com "a finança mundial a atacar e a vir para cá também"?

Cada panca comuna que continua a dar que faz favor.

zazie disse...

A banca é assim- se o PS se coligar com o BE e PCP kaput, é sacar o dinheiro dos bancos enquanto for tempo.

Isso até o da cubata sabe e disse no Portadaloja. Não disse aqui para não parecer mal no cv escardalho mas é mesmo assim- Qualquer pessoa minimamente informada sabe que é tirar do banco porque a seguir kaput. Nenhuma banca ia apostar numa cena venezuelana na Europa.

Anónimo disse...

Zazie, abra os olhos. O George Soros sozinho em 1992 conseguiu fazer com que a libra saísse do Sistema Monetário Europeu. Com a "black friday", esse especulador humilhou os britânicos e sentenciou a carreira política de John Major e do seu partido, que nunca mais seriam capazes de recuperar a iniciativa política até serem varridos de Westminster por Blair em 1997. Nessa altura a Alemanha ajudou a França mas deixou cair o Reino Unido, e é isso que Cameron quer evitar agora.

zazie disse...

Bastaria o anúncio de que Portugal teria um governo comunista e trotskista (syriziano) para vermos num ápice as taxas da dívida pública dispararem para níveis gregos.

O problema nem seria as contas do estado, mas antes as necessidades de (re)financiamento dos particulares e empresas que, saliente-se, tem o maior endividamento de toda a UE.

Deste modo os nossos bancos colapsariam de supeton e, com eles, as pessoas e empresas que a eles recorrem e recorreram.

Eu sei que dá vontade de mandar os ditos mercados apanhar gambozinos ou mesmo dizer em jeito coelhino: que se lixem os mercados, mas a verdade é que sem massa não há pão. Neste campo das vontades eu até iria mais longe: que prazer não seria dar um chuto em PP e PPC. Vontades, enfim, que às vezes é preciso reprimir para um bem superior.

Em suma, creio que o PS seja um partido moderado (sempre foi) e consciente das consequências imediatas duma coligação à esquerda.

Mas Se assim não for aconselho vivamente o pessoal a retirar as suas poupanças de imediato de qualquer banco.
.
Rb
9 de outubro de 2015 às 14:35

zazie disse...

Os hedge funds não t~em poder algum em Inglaterra. Sei do que falo. V. é que não sabe.

Praticamente acabaram.

Não têm é interesse numa Inglaterra a reboque de imposições da UE e essa cena da imigração é um gigantesco problema lá que há muito que deixou de interessar qualquer tipo de aproveitamente de mao-de-obra barata.

Só os palermas dos nossos neotontos é que ainda andam nessa.

....................

Quanto a Portugal, é literalmente como o da cubata disse. E nessas coisas ele sabe ou não fosse semi-judeu.

zazie disse...

O Cameron quer evitar que o UKIP tenha força e o problema é aquela loucura descabelada de muçulmanos a granel.

Uma loucura que só vista. A imbecil da Bismerka vai cair e os alemães vão aprender o que a merda que desejam para os outros também lhes pode fazer.

zazie disse...

Alguma vez a banca ia apostar no comunismo e tirar partido disso?

V.s drogam-se. Nasceram ontem e nem o que se passou por cá a seguir ao 25 de Abril conhecem.

zazie disse...

Olhe, tire as massas do banco. Isso sim. Aposto que o Arroja há muito que fez o mesmo. Por a salvo porque cenas a deitar abaixo o sistema capitalista são bancarrota imediata.

Anónimo disse...

Só uma correção, foi a "black wednesday", não "black friday", como é óbvio.

Não, os "hedge funds" não têm poder "nenhum". Por isso é que o Varoufakis esteve reunido com fundos da City, sendo estes os seus aliados na tramóia que ele engendrou para tirar a Grécia do euro nas costas dos gregos.

zazie disse...

E serviram de alguma coisa?

zazie disse...

E depois o mais básico. A Inglaterra não está no euro. Têm libra e interessa-lhes um mercado comum mas sem imposições de outra ordem, daí os nacionalismos.

Por cá, seria estouro total e saída do euro. Quem é que vinha investir nisso?

Está a dizer que há edge funds interessados em comprarem escudos?

Só se for ehehehe

zazie disse...

Agora que haja sempre quem ganhe com ruínas, haverá mas isso nada tem a ver com o cenário inglês nem com as preocupações do Cameron que o levam a reunir com a Bismerka.