01 setembro 2015

que fizeste ao teu meio-irmão?


Já é um bocado raro comprar o Público durante a semana, mas hoje tive uns minutos livres antes das nove da manhã e lá sacrifiquei 1,15 € no altar da saudade dos jornais impressos.
Em boa hora porque o artigo da última página: “Que fizeste ao teu irmão?”, é uma espécie de sermão de leitura obrigatória que o nosso querido Francisco não enjeitaria de pregar urbi et orbi.
Um sermão que denuncia a indiferença das “senhoras das Avenidas Novas” (avenidas que eram novas há 40 anos...) perante o sofrimento humano dos refugiados sírios e líbios que aportam às nossas costas.
No fundo, o que estas madames querem é manter o seu estilo de vida burguês, no seio da família, dos amigos e dos conhecidos. Não se ralando pívia com os outros, árabes e persas, outros que também são nossos irmãos.
Como libertário quero associar-me a esta investida contra o conservadorismo patético destas senhoras que não compreendem a modernidade.
Apenas gostaria de chamar a atenção para um pequeno detalhe que é o seguinte: os árabes e os persas não nos consideram irmãos, nós é que os consideramos irmãos a eles. Basta ver o que acontece aos católicos que expressam este sentimento fraternal, no Islão, para compreender o fenómeno.
Agora, não podemos esperar é que uma flausina qualquer das Avenidas Novas tenha capacidade para apreciar minudências filosóficas. Escumalha conservadora, só quer é o seu sossego egoísta.

8 comentários:

Anónimo disse...

na mouche.

marina disse...

sei la , nao podem mandar umas bombas e matar os maus na siria ? costumam fazer tantas vezes isso , os bill cody , nao percebo pq nao fazem nada agora.

coitado do saddam , nao teve a sorte do congenere sirio...

zazie disse...

É isso mesmo, sô Birgolino.

Anónimo disse...

Dizem-se catolicos (ao menos alguns assumem-se como badalhoc@s) esta gente...interrogo-me se em vez de ler Ratzingers ou as enciclicas alguma vez leram Jesus (esse perigoso esquerdista caviar)?

http://bibliaportugues.com/luke/23-34.htm

https://www.biblegateway.com/passage/?search=Matthew+7%3A12&version=ESV

E agora parece que me vou, que isto por aqui sem o PA voltou ao nivel da tasca, e na tasca so se esta bem bezano.

Elaites

Luís Lavoura disse...

os árabes e os persas não nos consideram irmãos

Bem, eu costumo fazer compras num talho halal, cujo proprietário, um turco, apesar de saber que eu não sou muçulmano, me trata sempre por "irmão". É um muçulmano muito piedoso.

Anónimo disse...

"... árabes e persas, outros que também são nossos irmãos."

São nossos irmãos? Não estou nada seguro de que seja assim. Os portugueses até os podem considerar como tal. No entanto, a fé deles talvez lhes diga que sejamos os infiéis.

Anónimo disse...

Completando a ideia das 5:15:
Os cristãos sírios que o digam.

zazie disse...

Com tanta democracia por lá perto, gastam balúrdios para vir para a Europa pois só na Europa é que têm irmãos?

Vão dar banho ao cão que essa chantagem psicológica não pega.