27 agosto 2015

mental

... matei os gatos, num bosque perto de casa, por culpa do canal de televisão.

21 comentários:

Anónimo disse...

Engraçado como as palavras "hate crime", e a raça do assassino agora já não contam para nada. Lame street media.

Harry Lime disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Harry Lime disse...

Ele matou apenas porque tinha armas de fogo facilmente disponiveis.

De resto, é concerteza um hate crime... para com os empregadores que o despediram. "Hate crime" é quando o criminoso visa abertamente um grupo social ou politico. Este tipo não matou os apresentadores por serem brancos ou negros ou judeus ou cristãos ou muçulmanos. Matou-os para "punir" a empresa que o despediu na opinião dele, muito suspeita, por ser negro e gay.

E porque era maluco. e porque tinha armas à mão (especialmente este ultimo factor).

Este caso numa sociedade normal seria resolvido à pera. Veja-se o famoso caso do Sa Pinto quando não convocado pelo Artur Jorge para a selecção há uns anos.

Nos EUA, o Sa Pinto, doido varrido como é, teria ido direito ao supermercado comprar uma AK-47 (se não tivesse já uma!), entrava no Estadio Nacional, assassinava 50 tipos e depois dava um tiro na cabeça.

Mas como estamos em Portugal em que não é facil comprar armas de guerra, o Sa Pinto meteu-se no carro foi ao Estadio Nacional e meteu umas peras na equipa tecnica da selecção. O Artur jorge ficou com um olho negro, o Sa Pinto foi suspenso mas para lá disso a vida continuou.

Rui silva

Anónimo disse...

Na Suíça há um 38 em todas as casas.

Armas em Portugal há muitas não se pode esquecer dos caçadores.

O atirador em questão não tinha uma AK-47 em mãos.

Harry Lime disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Harry Lime disse...

Não tinha uma AK, tinha tinha uma pistola 9 mm. So what? é uma arma utilizada por policias e militares que nos EUA pode ser adquirida com facilidade por qualque um

(eu usei a AK como exagero na anedota do Sá Pinto)

Em relação à Suiça! Para começar, na Suiça há um .38 em cada cas porque causa do serviço militar. As pessoas que os possuem tÊm treino militar, e sabem as implicações de ter uma arma. Acima de tudo não lhes são atribuidas de forma aleatoria.

O que não acontece na Suiça é possibilidade de alguem a qualquer momento poder comprar uma aram no impulso do momento com grande facilidade e usa-la sem qualquer treino nem qualquer orientação. Aposto em como a posse de armas fora do contexto militar é extremamanete restritiva. Alias o mesmo se passa em Israel.

Aliás, o mesmo se passa em Portugal e em qualquer parte do mundo: os militares e os policias têm acesso permanente a armas de guerra. O que os impede de a qualquer momento agarrar numa G3 e começar a matar gente? O treino e o sentido de responsabilidade.

Alias, nos EUA, muito poucos destes casos de matança são cometidos por policias ou militares. Estes sabem que quando acaba o serviço, a arma é para guardar e quaisuqer conflitos e difculdades que existam são para resolver doutra forma.

Rui Silva

Harry Lime disse...

o que se diz em relação à suiça diz-se em relação a Israel:

http://www.jpost.com/National-News/Israeli-gun-control-regulations-opposite-of-US

duas citações apenas:

“There is an essential difference between the two. In America the right to bear arms is written in the law, here it’s the opposite... only those who have a license can bear arms and not everyone can get a license.”

Amit said gun licenses are only given out to those who have a reason because they work in security or law enforcement, or those who live in settlements “where the state has an interest in them being armed.”


E

Anyone who fits the requirements, is over age 21 and an Israeli resident for more than three years, must go through a mental and physical health exam, Amit said, then pass shooting exams and courses at a licensed gun range, as well as background checks by the Public Security Ministry

Calculo que na Suiça as coisas se passem de forma semelhante.

Rui Silva

PS. Este exemplo não implica qualquer apreciação em relação a politica no Medio Oriente!

Anónimo disse...

Na Suíça, como em Israel, todos cumprem serviço militar. Exacto!
Não são a porra das armas o problema mas a falta de treinamento e a cultura local o responsável por esses ataques. Os árabes não tem armas como os EUA explodem bombas: conseguiram ate dominar aviões no 11 de setembro.

Anónimo disse...

Essa do Sa Pinto não lembra a ninguém...

Harry Lime disse...

O problema é o acesso às armas nos EUA a qualquer pessoa sem passar pelos tais testes fisicos e psicologicos dos israelitas e pelo treino militar a que os suiços (e israelitas!) são sujeitos.

É só comprar a arma e no questions asked!

Mesmo nos EUA a esmagadora maioria destes acidentes não é levada a cabo por militares ou policias.


De resto, nem em Israel nem na suiça há armas de guerra (como a 9 mm usada neste caso) à venda ao publico em geral (como acontece nos EUA). Uma loja de armas vende apenas armas de caça para a malta ir aos coelhos. Armas mais sofisticadas são distirbuidas e controladas rigorosamente pelo Estado (socialista, presumo...)

Rui Silva

Anónimo disse...

Não se pode comparar um estado multicultural como os EUA a um Israel ou Suiça. O problema não é a posse da arma mas a cultura ou falta dela de não saber a usar.

Harry Lime disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Harry Lime disse...

A Suiça não é um estado multicultural? Tens cantões italianos, franceses e alemães... há 200 ou 300 anos deve ter sido dificil te-los mantidos todos juntos...

E Israel? Bem, Israel tem 30% da população pertencente a uma minoria (os palestinianos) que na melhor da hipoteses é extrememente critica em relação ao próprio estado de Israel.

Esse argumentno é um bocado aldrabado, desculpa que te diga...

As cultura das armas existe nos EUA porque os colonos nos sec. XVIII e XIX queriam ter meios para se proteger de eventuais abusos do governo central (que aconteceram de facto no passado). Dai que a protecção deste direito eteja na agenda das forças politicas que defendem uma maior autonomia em relação ao governo Federal (o Tea Party por exemplo).

Qual o problema desta abordagem? O problema que hoje em dia, existem tantos checks and balances que a ameaça do governo federal não existe. A nãos er que acredites que o Obama quer invadir o Texas, o Kentucky e o Alabama.

Esta cultura das armas é uma herança dum passado distante mas que continua a ter consequencias graves no presente.

Não só nestes casos de "tipos malucos" como tambem na propria criminalidade organizada que é de um modo geral, mais violenta que noutros paises: um gang de Fogueteiro tem na melhor das hipoteses tacos de basebol comprados na Decathlon e naifas de ponta e mola, eventualmente uma pistola ranhosa que alguem lhes arranjou. Um gang em Chicago ou LA tem AK's, UZis e Glocks.


Rui Silva

Anónimo disse...


Por onde vai a cabecinha das pessoas.

Israel tem 30% da população pertencente a uma minoria. Ok . So what?

Qual a percentagem dessa população que serve ao exército por exemplo? Quando digo estado multicultural falo em estado onde todos são tratados pela lei como cidadãos de pleno direito como igual: em Israel isso não acontece pois existe cultura diferentes dentro de portas sim... mas não é "nacional". Israel é judeu o resto é conversa.


Quanto a Suiça...tem cantões italianos, franceses e alemães: todos da mesma condição financeira, etnia e religião : a principal diferença é que uns comem chucrute e outros macarrão. É multicultural ? Por cima desses habitos não existe um país estabilizado há séculos onde a mentalidade de neutralidade (vigilante) perpassa como sentimento nacional prevalecente.

Anónimo disse...

O fundamental em meu ponto de vista é que as mortes e violência acontecem independente de armas.

Os árabes não tem armas facilmente e utilizam até buldozers em atentados.

O maluquinho da Suécia matou jovens na ilha. O acesso à armas na Suécia não é fácil mas, determinado, ele conseguiu o intento.

As armas não são o problema mas a cultura das pessoas que as utilizam.

Nos EUA são todos iguais perante a lei mais comportamento nacional é violento per si. As armas são só o meio, o rastilho é o comportamento daquele povo.

Anónimo disse...

"mais" não... "mas"

Anónimo disse...

E o maluquinho não era da Suécia, mas da Noruega.

Anónimo disse...

São todos russos com mulheres lindas, apenas esses tem pitroil.

Harry Lime disse...

Anonimo,

O teu ponto é errado.


Agarrando no exemplo do maluco sueco. Eu pergunto-te: quantos massacres desses é que tens por ano na suecia por milhão de habitantes? E quantos tens nos EUA?

Talvez a Suecia seja uma sociedade mais suadavel e produza menso malucos (é uma hipotese!) mas talvez ao mesmo tempo os EUA deem mais oportunidades aos malucos que produz de dar azo aos impetos homicidas devido à sua politica liberal em relação ao porte de armas.

E depois, independentemente dos malucos, é mais facil a um gang criminoso de LA arranjar armas de guerra do que a um gang similar de Malmoe. E isto é um facto indiscutivel.

E sim, também há uma questão cultural: de as pessoas quererem resolver os seus problemas pela violencia (como acontece nos EUa e no teu exemplo dos palestinianos)... o que é mais uma razão para restringir o uso e porte de armas de fogo.

Ter uma arma em casa não é um direito assim tão fundamental como isso. Alias é interessante que os que negam o direito universal a serviços de saude universais reclamem o direito a uso e porte de armas. É absurdo!

Rui Silva

Anónimo disse...

Rui Silva,

O controle do porte de armas são para os cidadãos cumpridores da lei. Bandidos tem as armas que querem, quando querem. Nos EUA é proibido o porte de armas a foras da lei. No Brasil idem. Em nenhum dos dois países isso e empecilho para os bandidos, a diferença está no facto de que os americanos honestos podem comprar uma arma e meter um balazio em quem for assaltar seu negócio ou habitação.

Se se interessar pode ler os comentários desta posta do insurgente, muito elucidativos a respeito do porte d'armas.

http://oinsurgente.org/2015/08/27/flanagans-suicide-notes/#comments

Anónimo disse...

A diferença entre os Eua e a Noruega e a homogeneidade de suas populações. Os conflitos nos EUA tendem a existir derivado a serem cowboys e universalistas ao mesmo tempo. Ora para serem multiculturalistas tem de ser mais como o Canadá, mais tolerantes.

Agarro na tua pergunta e comparo: porque o Brasil não tem esses massacres como os EUA?