21 julho 2015

o custo da indecisão

30 MM€


The indecision and delays have cost Greece about 30 billion euros in the last three weeks alone, according to one senior European Union (EU) official. Tsipras' inability to cut a deal in early July, which forced Greek banks to close their doors and sent the economy plunging, has pushed up the cost of the latest bailout to 86 billion euros, from the 53 billion euros Greece was requesting only a few weeks ago.

9 comentários:

Ricciardi disse...

Pois foi. Não é propriamente um custo. Tem a ver com saídas de depositos nos bancos que foram substituídos por cedências de liquidez do bce. Na prática não aumenta a dívida dos bancos. Apenas substitui um passivo (depósitos) por outro passivo (ELA's). Substituição essa que terá movimento contrário mal a confiança seja reposta.
.
Rb

Rui Alves disse...

"...mal a confiança seja reposta"

E será? Quando será? Vejo-o muito optimista :-)

Rui Alves disse...

É que depois da manada debandar, dá que fazer para conseguir reuni-la de volta.

marina disse...

quanto eh q custou a portugal a irrevogavel demisao do feirante q ja nao me alembra ?

Ricciardi disse...

Rui, queria dizer que, estabilizado o sistema bancário, é natural que os depósitos que fugiram regressem paulatinamente. E à medida que vão regressando os bancos vão reembolsado o BCE. O q queria dizer é q não se trata de endividamento novo, ao contrário do q dá a ideia o artigo.
.
Rb

Ricciardi disse...

Há medidas que podem fazer regressar as massas maus rapidamente e até parece que a Europa vai ajudar as repatriar as massas fugidas.
.
Rb

Anónimo disse...

Ricciardi, não mace o Joaquim com esses pormenores.

Carlos disse...

Pois é, para a situação grega há sempre "explicações". Há que atender aos detalhes, contextualizar e tal...

Já quando cá se fala da divida, não se contextualiza, nem detalha nada, é tudo "divida nova", não é?

Anónimo disse...

Carlos, é claro que é. Os gregos são uns coitadinhos. Na realidade, a dívida é um "azar" da vida. Não houve incompetência, corrupção, ou má governação; foi um "azar" geral. O Sócrates então é o maior "azarado", para mal dos nossos pecados. Quem sabe o que aí vem com o "Lava Jato" (a porcaria é tanta que só se "lava" com alta pressão de água). Mais umas "comissõezitas"...

Olha que troupe que calhou a Portugal e ao Brasil. O outro até tem o "Instituto Lula"! O Sócrates é que não foi a tempo de criar uma fundação, mas para lá caminhava. Primeiro iam abrir-lhe o caminho para Belém, já com o "chicken tikka masala" em São Bento, pensavam eles. Mas a coisa complicou. Era demasiado escabroso o que se preparava e (alguma) Justiça em Portugal finalmente agiu contra a quadrilha. Com que aí vem do Brasil, o "filósofo" está definitivamente tramado. Vai tudo a "jato"!