19 julho 2015

ataque de riso com a estupidez dos turistas

Fazer pouco de quem nos põe pão na mesa

3 comentários:

Josand disse...

(Independentemente do modo de escrever e ter ou não razão a Autora Lucy Pepper)... Temos de abrir as pernas e sorrir apenas porque são turistas e nos dão o "pão" ?

zazie disse...

O D. Pedro IV que era D. Pedro I no Brasil por causa do fuso horário é o máximo

":O))))))

Rui Alves disse...

Há cerca de dez anos perguntei a uma turma de CEF de 13 alunos se sabiam o que se celebrava no feriado de 1 de Dezembro. Apenas dois se atreveram a responder, para um me dizer que era o Dia da Liberdade, e outro me responder que era a Restauração da República. E recuando ao meu tempo da Universidade, quando eu dizia que era madeirense, havia colegas de curso que me perguntavam se "vocês lá não têm nove ilhas?". Ou ainda um politicozeco de uma freguesia de Braga que me comentou um dia que "para encontrar um clima e uma paisagem semelhantes à Madeira, basta-me ir ao Gerês."

Posto isto, julgo ter explicado porquê que considero vergonhoso este artigo do Observador. Rir da ignorância de estrangeiros, alguns vindos de continentes, culturas e religiões bem diversas da nossa, quando dentro de portas há tanta ignorância entre a nossa própria gente, é de facto lamentável.

Se o artigo fosse sério, devia fazer reflectir sobre as nossas responsabilidades nessa "ignorância" dos turistas. Pois se somos incompetentes a transmitir o nosso legado histórico, geográfico e cultural à nossa própria gente, é de esperar que sejamos ainda mais incompetentes ainda a divulgá-lo lá ao mundo lá fora.