23 julho 2015

a economia da saúde é uma invenção do socialismo

Gostaria de demonstrar esta minha afirmação recorrendo à própria definição que os auto-proclamados economistas da saúde dão da sua "disciplina". Para isso nada mais simples do que ir à Wiki:

A economia da saúde é um ramo da economia que se preocupa com os assuntos relacionados à eficiência, efetividade, valor e comportamento na produção e consumo da saúde e assistência médica. Em sentido amplo, os economistas da saúde estudam o funcionamento dos sistemas de assistência médica bem como os comportamentos que afetam a saúde, tais como o fumo.
Um artigo seminal de 1963 escrito por Kenneth Arrow, creditado por muitos por elevar a economia da saúde como uma disciplina, definiu distinções conceituais entre a saúde e outros objetivos. Os fatores que distinguem a economia da saúde de outras áreas incluem a intervenção do governo, a incerteza insolúvel em várias dimensões,informação assimétrica, barreiras à entrada, externalidades e a presença de um terceiro agente. Na assistência médica, o agente de terceiros é o médico, que realiza decisões de compra (e.g., pedir um teste de laboratório, prescrever um remédio, realizar uma cirurgia etc.), apesar de não ter conhecimento dos preços dos produtos ou serviços.

Ora vejamos:

1. Intervenção do governo - LOL, não há nenhum sector em que o governo não intervenha atualmente.
2. Incerteza - LOL, idem para todas as actividades económicas.
3. Informação assimétrica - LOL.
4. Barreiras à entrada - Quando o Estado está metido há sempre barreiras, naturais ou artificiais.
5. Externalidades - Um conceito económico generalista.
6. A presença de um terceiro agente - É o que se passa em muitas outras atividades e que só adquire relevância quando o Estado mete o bedelho.

Cada uma destas características, portanto, não chega para inventar uma disciplina. E o conjunto? Criará uma espécie de singularidade que justifique a ECONOMIA DA SAÚDE.
Na minha opinião, NÃO!
Mas é uma opinião. No tempo da URSS também se inventou a economia socialista, a matemática marxista, a física do proletariado, etc. Mas nenhuma destas discioplinas sobreviveu à queda do comunismo.
No dia em que o Estado arredar da saúde, estou convencido que a economia da saúde também irá para o balde do lixo da história.

2 comentários:

Rui Alves disse...

No tempo da URSS também se inventou a economia socialista, a matemática marxista, a física do proletariado

LOLOL! É bem verdade. A Teoria da Relatividade de Einstein foi repudiada como "física burguesa".

E já para não falar na "moderna genética socialista" deste camarada.

Anónimo disse...

Porra Colega,
Não pode haver economia da saúde.
Pode e deve haver economia para a doença.
O resto são tretas e Vexa bem o sabe.