22 maio 2015

obrigado Joaquim

Há anos que defendo que se abra a ADSE a todos os portugueses. De forma pública e clara, nos jornais, na rádio, na televisão e aqui no Portugal contemporâneo, em dezenas de posts.
Em 2009 escrevi uma série de posts com medidas para reformar o sistema de saúde - chamei-lhe SNS XXI (11 de Março de 2009). A oitava medida era precisamente a generalização da ADSE.

Mais ou menos pela mesma altura (Setembro de 2009), Mendes Ribeiro publicou o livro "Saúde - A Liberdade de Escolher" a defender a mesma tese, demonstrando que tal solução facilitaria a gestão do sistema de saúde e seria mais económica. Este contributo, bem articulado e defendido, foi largamente ignorado.

Escusado será dizer que as críticas, e insultos, foram mais do que muitas. Mas não interessa. O que é verdadeiramente engraçado é que venha agora António Costa defender publicamente a minha proposta para reformar o sistema de saúde:

O líder do PS quer abrir a o subsistema de saúde dos funcionários públicos (ADSE) a todos os portugueses, ou seja, quer que este subsistema deixe de ser exclusivo dos trabalhadores do Estado. O projecto de programa eleitoral dos socialistas, apresentado na quarta-feira, propõe a "mutualização progressiva da ADSE, abrindo a sua gestão a representantes legitimamente designados pelos seus beneficiários, pensionistas e familiares". A frase tem subjacente a ideia de transformar a ADSE numa associação de direito privado mutualista, isto é, em que sejam os próprios associados os responsáveis pela gestão através da eleição dos órgãos sociais, apurou o Diário Económico junto de fonte socialista. Mais: o subsistema de saúde deixaria assim de ser exclusivo para funcionários públicos, admite a mesma fonte.
DE

Como podem depreender, já devo estar na "short list" para uma comenda no 10 de Junho de 2016, com António Costa como primeiro-ministro e Rui Rio como Presidente da República.
Mas se a República não tiver amadurecido ainda o suficiente para dar uma comenda a um bloguer libertário, pelo menos, um postalzinho de agradecimento não ficava mal.

- Ó Costa, até um SMS já me deixava contente. ‹‹Obrigado Birgolino, deste-nos uma ideia fantástica››.


3 comentários:

Zé Luís disse...

Mas isto é só dar nomes às coisas.
Cada vez mais tarde se percebeu que havia e há cidadãos de primeira e de segunda.
Se ao SNS para todos se atribuíssem os benefícios contidos na ADSE a coisa não mudava de sentido nem de pragmatismo e utilidade público para um serviço igualitário como devia e ser suposto ser.
O título seria SNS absorve benefícios da ADSE?
Não, seria uma conquista de Abril: um SNS igual e ao serviço de todos!

Anónimo disse...

Caro Zé Luís,

Há uma diferença fundamenta. A ADSE tem liberdade de escolha e o SNS não.

Joaquim

Anónimo disse...

Tanta presunção.