22 maio 2015

ciência política

Há uma regra empírica, em política, que é a seguinte:

‹‹Os governos de direita governam à esquerda e os governos de esquerda governam à direita››

A causa deste fenómeno é a necessidade de ocupar o centro político. Se o governo da coligação anunciasse que ia abrir a ADSE a todos os portugueses, por exemplo, seria imediatamente acusado de neoliberalismo, "fássismo", e até os pilotos da TAP entrariam em greve contra o fim do SNS. A mesma proposta feita pelo PS, porém, não vai suscitar quaisquer críticas de ninguém. Não vamos ver indignados, nem insurgentes, a reclamar o fim da ADSE.

Porquê? Qual a causa deste fenómeno?
Porque quando um governo de esquerda toma medidas de liberalização, a populaça acredita que o faz por boas intenções e com cuidados cirúrgicos para não doer mais do que é preciso. Quando as mesmas medidas são tomadas por um governo de direita, a populaça acredita que o faz por obssessão ideológica e para servir interesses instalados.

Continuando a falar de saúde, talvez seja por este fenómeno que o atual governo é dos mais coletivistas e centralistas nesta área.

3 comentários:

Harry Lime disse...

Erm... eu penso que isso é apenas parcialmente verdade.

A verdade é que todos os governos governam mais ou menos ao v
centro (o que não é mau!).

Essa regra que enuncias existe de facgto na cabeça dos militantes "ideologicamente esclarecidos" que dão cor a cada partido.

Em relação a esses militantes num partido de direita , esse partido governará à esquerda. Em relação aos militantes "esclarecidos" num partido de esquerda, o governo será sempre de direita.

Em relação às pessoas normais, que felizmente vivem na ignorancia ideologica (mas não são estupidas), o governo é julgado pelas suas virtudes objectivas e não em função de uma qualquer cartilha ideologica.

Rui Silva

Ricciardi disse...

Joachim, acho q v.exa. está contente por um partido de esquerda partilhar esta ideia consigo. Ora, se VC reage assim, é perfeitamente normal q o resto da populaça também o faça.
.
Não obstante, alargar a adse a quem queira e não só exclusivamente a fp's é um logro. O pessoal já pode subscrever seguros de saúde há muito tempo.
.
Ora, o problema da saúde não é naqueles que trabalham e podem subscrever um seguro. É nos outros. O problema não é no pessoal q subscreve seguris, é naqueles q atingem 65 anos e os seguros são cancelados. Os privados não respondem a estes problemas... a menos que o estado lhes pague este tipo de serviços.
.
Mais a mais, vejamos, a privatização total dos cuidados de saude não traz melhorias nos custos por utente. Pelo contrario, agrava-os substancialmente como bem podemos observar nos EUA.
.
E agrava-os pelo simples facto de se tratar de um sector cuja procura não flui com o preço, mas sim com a necessidade premente em viver. Quer dizer, a nossa vida não tem preço. Pagamos o q os privados pedirem.
.
É inelástica a procura deste tipo de serviços e, portanto, um caso ecinomuco excepcional.
.
Rb

Ricciardi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.