10 fevereiro 2015

Eu, não estou com eles!

... Porque a democracia não é apenas um princípio político – a regra da maioria. É também um princípio social – a constante procura da igualdade de condições e bem-estar. É contra o preocupante aumento das desigualdades e a escandalosa concentração da riqueza nas mãos de uma ínfima minoria de ultra-privilegiados, que se batem o Syriza e o Podemos. Independentemente das naturais divergências programáticas que os separem de outras famílias da esquerda europeia, estas não têm o direito de hostilizar aqueles dois movimentos, apenas porque têm medo de suscitar a fúria da direita ultraliberal no poder… Eu, estou com eles!

Alfredo Barroso

Comentário: Li com interesse este artigo do Alfredo Barroso. Explica claramente ao que vêm os socialistas: pretendem a igualdade de condições e de bem-estar porque para eles não há democracia sem este princípio social. Ora este é o ponto fulcral que separa a esquerda da direita: a esquerda pretende uma igualdade de facto e a direita pretende apenas uma igualdade de oportunidades.
A verdade é que a igualdade de facto (de cada um segundo as suas capacidades e a cada um segundo as suas necessidades) é uma grande injustiça para com os produtores de riqueza e, a prazo, compromete o desenvolvimento económico. Se o esforço não é recompensado, ninguém se esforça. Foi isto que levou ao colapso do comunismo. Foi isto que levou a China a optar por "um país, dois sistemas".
Tenho pena que em pleno século XXI, em Portugal, alguém ainda defenda teses que nos conduzem ao harakiri coletivo, para usar uma expressão do Mario Vargas Llosa.

7 comentários:

Pedro Sá disse...

O Syriza é o que é, mas comparado com o Podemos chavista que destila ódio todos os dias passa pelo menos por centro-direita.

De resto, se colocarmos pessoas a discutir o que é "igualdade de facto"...duvido que muitos se entendam. Aliás, aceitar esse conceito com esse conteúdo é aceitar como correcta a sua formulação marxista/marxizante.

Imagine o que é isso para alguém de esquerda completamente anti-marxista como eu...que, inevitavelmente, vai discordar de si quanto ao conteúdo do que é "igualdade de oportunidades".

Joaquim disse...

Caro Pedro Sá,

Como é a esquerda anti-Marxista?

Bmonteiro disse...

E entre Direita & Esquerda, onde fica o banco dos 180 milhões na Suiça?
Ou os negócios & comércio que levaram a tal?

JSP disse...

Esquerda anti-marxista?
Sain-Simon,talvez...

Anónimo disse...

Ò Joaquim e você leva a sério estas tiradas de opereta dos seus confrades socialistas?
Acredita mesmo que o Alfredo quer igualdade e que cede parte dos seus proveitos aos pobres lá da zona que comem dos contentores do lixo?
O tanas! O tipo é um hipócrita. Um aldrabão que aplaca a má consciência com estes discursos obsoletos que não passam de uma farsa desmentida pela realidade de toda uma vida de conforto e abastança.
Os únicos que conheço que ligam ou ligavam o discurso com a prática eram os franciscanos e ninguém lhes dá valor por isso.
Só haverá igualdade socialista quando cada português tiver uma Fundação e uma mala de dinheiro proveniente dos casinos de Macau :-))

Anónimo disse...

Leia o que dizia o hipócrita:

http://portadaloja.blogspot.pt/2012/11/um-despudor-sem-remedio.html

Pedro Sá disse...

Qualquer pessoa que não suporte o marxismo desde logo ora. E que seja p.ex. anti-conservador primário como eu.