01 fevereiro 2015

emocionalista e fantasista

Ninguém conhece o mapa do mundo do Papa Francisco, nem o próprio Francisco porque parte desse mapa está no seu inconsciente.
Podemos, contudo, determinar, com base nas suas declarações, a que tipo de meta-programas, valores e crenças recorre habitualmente.
É uma pessoa emotiva ou um racionalista frio e calculista? É um realista ou um fantasista, uma pessoa desligada da realidade?
Correndo o risco de errar, no meu mapa do mundo o Papa Francisco pende mais para o emocionalismo e para a fantasia.
Vou dar dois exemplos. Quando assumiu que podia esmurrar um tipo que insultasse a mãe (emocionalismo) e quando recebeu no Vaticano uma mulher que aceitou como se fosse um homem (fantasia).
O emocionalismo ligado à fantasia parece-me uma característica dos latinos e, sendo o Papa argentino, esta característica é congruente com a sua cultura.
Não sei, porém, se o emocionalismo e o fantasismo serão o melhor para um líder religioso que é, em simultâneo, chefe de Estado.
Veremos.

3 comentários:

marina disse...

O Papa será emotivo ( para q serve um frio e calculista ? Para mexer no banco do Vaticano ? Para as calhandrices e venenos , tipo Bórgia ? ) e realista . essa da fantasia não cola , chame-lhe empático ,que é o que ele é. E coisa que o Joaquim não é nada.

Anónimo disse...

Joaquim.

Afaste-se do farisaísmo.

Rui

Ricciardi disse...

Por acaso Marina, este Papa mexeu profundamente no banco do Vaticano. Por detrás daquele temperamento emotivo está uma pessoa extremamente determinada em limpar algumas coisas menos 'católicas' dentro da Igreja.
.
Rb