22 janeiro 2015

são os mesmos

Caro Luís Lavoura,

Em resposta a este seu comentário:

O Joaquim sabe muito bem a quantidade de fraudes que os médicos fazem a passar atestados. Passam atestados a quem está bom de saúde.
Por isso, a proposta do Joaquim não é razoável. Os médicos fora do SNS passariam atestados a quem não estivesse doente.


Os médicos são os mesmos, trabalham no público e no privado. Será credível que sejam honestos no SNS e corruptos no privado?
:-)

11 comentários:

Luís Lavoura disse...

(1) Cada vez menos os médicos são os mesmos. Progressivamente, há cada vez mais médicos que só trabalham num setor, ou no outro. Tal como, aliás, deve ser.

(2) É claro que é possível. No privado o médico faz o que quer, pois sabe que não pode ser punido. No público o médico sabe que lhe pode ser posto um processo disciplinar se cometer fraudes.

Ricciardi disse...

Bem, o argumento não colhe, Luís.
.
A ideia dos governos é outra. É limitar o acesso a atestados. Dificultando a coisa. Para simplesmente não pagar a alguns os dias que estiverem doentes.
.
Como devia ser?
.
1º Qualquer médico devia poder emitir um atestado.
.
2º Qualquer doente tem o dever de ficar em casa a tratar-se. Principalmente nas infecto-contagiosas. Para mim seria uma obrigatoriedade e não um direito. Detesto quando me aparece um gajo a dizer que está com gripe mas que vem trabalhar porque é bom trabalhador. Mando-o logo embora.

3º A orientação para a satisfação do cliente/utente em contraponto com a orientação para punir os inocentes com a justificacão de que há culpados mentirosos.

4º O melhor mesmo era estabelecer um plafond por cabeça. Até x horas ou dias por ano podes pedir atestado onde quiseres se estiveres doente. Quando esgotares o plafond, se estiveres doente repetidas vezes, mais do que o normal, então tens de ser avaliado por junta médica do estado para ter a certeza que te tratam da maleita.
.
Rb

Anónimo disse...

Se um doente se queixar a um médico que esta com umas dores de cabeça horríveis e que não pode ir trabalhar e mais não sei quê e que não pode conduzir mesmo sendo tudo completamente falso.
O médico não tem nenhum meio para saber se existem as tais cefaleias ou não
De outro modo,realmente o utente pode estar a passar por cefaleias intensas e os exames serem todos negativos.
E pode-se enumerar dezenas de situações idênticas.
O utente declara-se doente com astenia e o medico faz o quê?
Chama-lhe aldrabão? E se o doente tiver razão? Como se sabe? Os médicos não são bruxos nem policias.

Agora se o doente sai do consultório e a seguir está no café ou vai para shopping áí o caso já muda de figura.Sim,nesse caso é provável que tenha havido tentativa de aldrabice,mas nesse caso o problema é da entidade patronalque tem um colaborador que não é sério Que o despeça.
Que é que os médicos têm ver com isto?

Ricciardi disse...

Por exemplo, um gajo ia ali ao Dr. Joachim Couto a ver se ele passava um atestado porque até era nosso amigo e facilitava a coisa. O Dr. Joachim abria o sistema e dizia: meu, já tens 10 dias registados de baixa por atestados. Agora tens de ir ao hospital.
.
Vá lá Joachim, faça lá um jeitinho. Não posso, mano, estou mesmo impedido pelo sistema Citius-Saude de emitir mais atestados para si.
.
E agora?
.
vais ter de ir mesmo trabalhar ou, se estiveres mesmo doente, pá, vais ali ao hospital e eles vão-te examinar de cima a baixo, por dentro e por fora. Como tens mais de 45 anos mete,-te logo os dedos pelo rabo acima a ver a prostata.
.
Rb

zazie disse...

Claro que são os mesmos!

Eles levam a papelada e os sêlos e passam tudo.

Depois basta enviar electronicamente para a Segurança Social.

E passam mais coisas.

Conheço médico reformado que montou clínica e tem lá os papeis do SNS em nome de uma colega e passa tudo.

A começar por análises para a clínica que também montou a meias.

Ou como é que v.s pensam que já foram caçados tantos por milhões de burla ao Estado?

zazie disse...

Se há cada vez mais médicos a trabalharem num "setor" coitado do setôr que já deve esta todo esquartejado.

zazie disse...

O problema do Birgolino é inveja.

Mais nada.

Depois, como vive a invejar os colegas que fazem perninha no Estado, vá de descarregar e dizer que a culpa das mortes nas urgências é dos utentes.

zazie disse...

Mas há juntas médicas e existem inspectores que vão a casa confirmar se as pessoas estão mesmo de baixa.

Porque tudo isto serve para receberem subsídio da Segurança

Anónimo disse...

Se o médico passa atestado é vigarista, se não passa e o doente piora ou morre é criminoso... Antigamente havia um texto no livro da escola primária "O velho, o rapaz e o burro" cuja moral explicava esta história dos atestados. Agora os livros têm outros textos com outras lições de moral; por exemplo "Em Portugal é preciso roubar muito para ser honesto".

Anónimo disse...

Detesto quando me aparece um gajo a dizer que está com gripe mas que vem trabalhar porque é bom trabalhador. Mando-o logo embora

Bem me parecia que tu és chefe de gajos.

Lura do Grilo disse...

O Lavoura tem o dogma da infalibilidade do Estado