30 janeiro 2015

os filhos serão castigados

Êxodo 20:5

... castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam.

Sócrates continua a ser queimado vivo na comunicação social, permanentemente.
É um processo que, na minha opinião, nos desprestigia a todos. "Os filhos serão castigados pelos pecados dos pais". Sócrates é uma figura patriarcal que "pastoreou" a malta durante uns anos, seremos castigados pelos seus pecados.

Se é culpado, que seja julgado e condenado o mais rápido possível. Que seja até "executado". Agora esta cena da morte lenta é uma vergonha que recai sobre todos os portugueses. Os cínicos dirão que Sócrates é um cidadão como qualquer outro e assim é perante a Lei, mas não o é sob o ponto de vista social e político. Ora a justiça decorre num contexto social, não decorre no éter.

Curiosamente a malta que, por estupidez, votou em Sócrates é a mesma que não entende que a prisão de um ex-primeiro-ministro é uma vergonha para Portugal. Até me dói pensar que eu que nunca votei no energúmeno e que desprezo as suas políticas, me sinto agora obrigado a denunciar a injustiça da sua prisão preventiva e os perigos de um julgamento na praça pública.

Ajudai-nos Senhor.

4 comentários:

José Lopes da Silva disse...

Eu também senti a vergonha no primeiro dia, mas agora está tudo de olho no Tsipras.

Anónimo disse...

Porque é que o 44 há-de ser diferente e ter tratamento diferente.

Até foi ele que alterou o código que justifica a sua detenção.

Preocupe-se com coisas sérias e não com fait-divers.

gaudio

Luís Lavoura disse...

Está-se mesmo a ver que, daqui a dez meses, não vai haver quaisquer provas reunidas contra ninguém. Sócrates será libertado. E depois porá o Estado português em tribunal, não me admirava nada.
O imbecil do juiz até agora só conseguiu descobrir que há uma data de movimentos financeiros de um para o outro. Mais ou menos como entre marido e mulher. E o juiz tem suspeitas, perfeitamente razoáveis. Mas crime - nem vê-lo!

Euro2cent disse...

> Mas crime - nem vê-lo!

Que visão tão redutora.

Por muito menos do que aquilo mataram el-rei D.Carlos.

A árvore da pátria tem de ser regada com sangue de libertários. Ou ladrões, "same difference".

Etc.

(A farmacêutica patroa do sr. Sousa vende genéricos?)