25 outubro 2014

os pobres destroem a democracia

É um argumento muito interessante, agora repescado em Hong Kong:

In an interview Monday with The New York Times and other foreign newspapers, Leung explained that Beijing cannot permit the direct election of Hong Kong’s leaders because doing so would empower “the people in Hong Kong who earn less than $1,800 a month.” Leung instead defended the current plan to have a committee of roughly 1,200 eminent citizens vet potential contenders because doing so, in the Times’ words, “would insulate candidates from popular pressure to create a welfare state, and would allow the city government to follow more business-friendly policies.”

Atlantic

Comentário: Os pobres escolhem os candidatos que lhes prometem mais, favorecendo as políticas sociais e prejudicando o investimento. A solução seria limitar o voto aos proprietários e, de um modo geral, a quem paga impostos.

5 comentários:

Vivendi disse...

Contra a democracia "ocidental".

Este artigo de opinião de um empresário chinês pró-Pequim, em Hong Kong, reúne o argumentário contra a democracia "ocidental". Vale a pena ler, porque os argumentos andam bem espalhados por todo o mundo, incluindo por aqui, e o autor não se auto-censurou, escreve com toda a candura. Começa pela treta do costume: "as massas" são "ignorantes" e ele, o que escreve, não é.

Eduardo Cintra Torres

http://www.scmp.com/comment/insight-opinion/article/1623021/democracy-its-last-legs?page=all

Pedro Beirao disse...

Que chatice, os pobres! Porque insistem em ter vontade própria, em vez de simplesmente fazerem o que lhes mandam? Essas coisas de dignidade humana são só para quem ganha pelo menos $2000 por mês...

Rui Alves disse...

Parece-me que a "democracia" portuguesa é um bom teste a essa teoria. A nossa Constituição foi cozinhada e sucessivamente "aprimorada" de modo a deixar os partidos "pobres", mais cedo ou mais tarde, encontrarem cada vez mais barreiras para a assembleia. O resultado está à vista.

Rui Alves disse...

Além de que esta teoria tem uma outra face da moeda, muito perversa por sinal:

A classe social X tem bons rendimentos e umas tendências políticas incómodas? Toca a combinar um arranjinho com a classe social Y de modo a levá-los para desempregos em massa, falências, e outras artimanhas. Vai daí, privando de rendimentos uma parte significativa dessa gente, "legitimamente" perdem peso eleitoral.

Como diria o outro, porreiro pá!

Euro2cent disse...

> A solução seria limitar o voto aos proprietários e, de um modo geral, a quem paga imposto

Isso é uma solução que - para o gosto dos oligarcas - daria demasiado peso à classe média.

As oligarquias republicanas modernas sabem fabricar o consentimento (ou abstenção) da populaça muito melhor.

Eles que consultem os donos dos EUA para saber como se faz.