25 outubro 2014

a verdade

Então, e se a Igreja que se reuniu para decidir sobre os temas da Família fosse, não a Igreja Católica, mas uma igreja protestante, qual seria a decisão final?

Seria a decisão democrática dos bispos. Os protestantes excluem o Papa. Na realidade, a rejeição do Papa é o único elemento comum a todo o protestantismo.

Está aqui a origem da democracia moderna - no protestantismo, e esta democracia não tem nada que ver com a democracia da Grécia antiga, ao contrário do que, por vezes, se pretende fazer crer.

A democracia moderna também é partidária. E onde é que estão os partidos (ou seitas)?

Estão mesmo debaixo dos olhos. Tratando-se de uma igreja protestante, quando se levantassem dali, os 188 bispos que estiveram reunidos iriam dividir-se em dois partidos - um, conservador, e que muito provavelmente seria liderado pelo bispo americano Raymond Burk; outro, progressista, e que provavelmente seria liderado pelo bispo alemão Walter Kasper.

Acabou-se a Igreja, acabou-se a comunidade. Agora há seitas ou partidos em conflito uns com os outros.

Uma última questão: quem mais provavelmente chega à verdade, a decisão católica, em que é um homem (Papa) a tomar a decisão, ou a decisão protestante, em que é uma assembleia a fazê-lo? Por outras palavras, a Verdade está num homem ou numa assembleia?

Está num homem: "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida"

Sem comentários: