13 agosto 2014

todo o socialismo é crony


Todos os seres humanos gostam de ajudar os amigos de longa data, os “cronies” (do grego chronos). Termo que em português se poderia traduzir por colega, companheiro, camarada, associado ou amigalhaço. O antónimo de “crony” é adversário ou inimigo.
  
Achei piada a começar este post, intitulado “todo o socialismo é crony”, do mesmo modo que comecei este, intitulado “todo o capitalismo é crony”. O “croneyismo” não é de esquerda nem de direita, é da natureza humana.
Claro que os socialistas colocam os seus “cronies” – entre nós chamados “boys” – em lugares de destaque. E claro que isto tem consequências piores do que em pleno capitalismo. Porque os socialista estão a “gastar o dinheiro dos outros, nos outros” (Freedman) e os patronos dos “boys" têm menos interesse e meios para os manter de rédea curta.
O “croneyismo” ou “boyismo”, em Portugal, só é grave, portanto, por termos metade da economia sovietizada. Esse é o problema que os liberais devem atacar, é o socialismo pacóvios.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais!

Anónimo disse...

Nunca se viu, até hoje, em qualquer parte do mundo, um socialista criar riqueza. Falam sempre em nome dos desfavorecidos, só retórica, mas vivem exclusivamente à custa da riqueza criada por aqueles que os socialistas andam sempre a criticar. Em Portugal o Povo vive escravizado pelo CDS,PSD,PS,PCP, porque BE não conta para nada.