11 agosto 2014

o capitalismo não nos cai bem


Quando Portugal caminhava alegremente para o socialismo, no período conhecido como PREC, discutia-se com fulgor qual seria o modelo ideal de socialismo que devíamos adoptar. O russo, o chinês, o cubano?
O problema é que todos tinham senãos. Os mais fanáticos argumentavam então que o modelo perfeito de socialismo ainda não tinha sido implementado e que Portugal devia seguir a sua própria via.
No extremo oposto, os liberais não têm esta dificuldade porque não faltam exemplos de sucesso do sistema capitalista. Sobra portanto a pergunta: por que é que o capitalismo não funciona em Portugal?
Mas quais são as causas desta deficiência? Sobre isto o Helder é totalmente omisso. Voltando ao exemplo do meu post: por que é que a democracia não funciona no Iraque? Em Portugal mesmo as pessoas cultas e inteligentes precisam de exemplos.
O PA tem a virtude e a originalidade de ter respondido a esta questão de forma absolutamente clara, que não me vou pôr aqui a citar e a repetir, por ser conhecido o seu pensamento.
Com algumas diferenças, e alguns anos de atraso, eu cheguei a conclusões similares. Embora fosse necessário o estoiro do BES para me consciencializar da dimensão do problema. O capitalismo “não nos cai bem”, não se enquadra na nossa cultura e é por isso que é “crony”.
Aliás, e para finalizar, que tipo de capitalismo é que o Helder esperava que florescesse num país em que “a banca indígena é constituída por vigaristas, aldrabões e ladrões”?

7 comentários:

Helder Ferreira disse...

:)) caro Joaquim sou omisso quanto às razões do nosso deficiente capitalismo (crony-capitalism ou capitalismo de estado ou socialismo apenas) porque isso iria esticar o post. Mas ainda bem que pergunta. Abraço

Helder Ferreira disse...

enquanto não continuo amanhã:

"Words offer the means to meaning and for those who will listen, the enunciation of truth."

e por isso é que é problemático ceder à linguagem newspeak socialista

Anónimo disse...

:-)

Joaquim

Anónimo disse...

Meu caro Hélder,
Só um comentário ao seu post do Insurgente, que se referia a mim com toda a educação (o que não é frequente).
Eu já não tenho idade para andar às voltas. Você é que ainda tem.
Na minha idade, é tudo a andar para a frente, até à morte.
Portugal nunca foi, não é e, aventuro-me a prever, nunca será um país capitalista.
É bonito o capitalismo. Eu também gosto.
Mas esqueça isso para Portugal.
PA

Anónimo disse...

De resto, o Joaquim apanhou-o bem no post da sua autoria a propósito do BCP.
PA

Anónimo disse...

Os americanos foram para o Iraque para libertar o país do jugo do Saddam.
Veja no que deu o liberalismo.
PA

Anónimo disse...

Parece que no Iraque, lá no tempo do Saddam, viviam em comunidade hippie. Os curdos lixavam-se porque eram as flores que os outros punham nos cabelos...