25 agosto 2014

liberdade ou igualdade

...
Indivíduos igualmente livres vão poder agir diferentemente. Dessas diferentes acções, resultarão diferentes resultados. Logo, da liberdade igual perante a lei — um princípio crucial do Estado de direito — resulta a desigualdade de resultados.

Isto significa que uma presunção da liberdade implica uma presunção da desigualdade. Em alternativa, uma presunção da igualdade (como obviamente é a preferência de Thomas Piketty) implica uma negação da presunção da liberdade. É certamente possível negar a presunção da liberdade — mas é preciso dizê-lo abertamente, além de o justificar, o que não é o caso neste livro.

João Carlos Espada, no Público

5 comentários:

Carlos Duarte disse...

O que o JCE esquece, no entanto, é que como em todo o equílibrio está no meio. A função do Estado não passará tanto por garantir a igualdade, mas antes por minorar as desigualdades e eliminar os extremos.

Daí a concepção de Estado Social (e olhando, por exemplo, para a Doutrina Social da Igreja) dever ser assistencialista e subsidiária à sociedade civil. Deve esforçar-se por garantir padrões mínimos de bem estar a TODOS os cidadãos. A confusão surje quando se confunde padrões mínimos (como ter um teto sob onde dormir em segurança, assistência em caso de doença ou invalidez, etc.) com expectativas materiais.

marina disse...

Da liberdade resulta a diversidade....muito necessária. Essa coisa da liberdade igual perante as lei é o quê ?? O rei vai nu?

mm disse...

lógica da batata.

a propósito, oh Joaquim, voce tem aquário?

Euro2cent disse...

"A majestosa igualdade das leis, que proíbe tanto o rico como o pobre de dormir sob as pontes, de mendigar nas ruas e de roubar pão.", como observou o camarada Anatole France.

Mas a liberdade permite igualmente ao rico e ao pobre voarem em jactos privados, comprarem - perdão, influenciarem - reguladores e legisladores, e dormirem com super-modelos. Hurra. Viva.

(Depois canta-se a canção da gaivota voava voava, filha da p*ta nunca mais se calava.)

Anónimo disse...

Caro Euro2cent,

As super-modelos são putas?

Joaquim