30 agosto 2014

Guerras por princípios II

Na Segunda Guerra Mundial, Estaline, invasor da Polónia 15 dias depois de Hitler, e conhecido genocida nos anos 30, ganha em toda a linha e o Império Britânico cai por morte súbita.

4 comentários:

Rui Alves disse...

No século XIX Napoleão Bonaparte ambicionou construir um império europeu mas a sua malograda guerra contra a Rússia marcou o início da sua queda.

No século XX Adolf Hitler ambicionou construir um império europeu mas a sua malograda guerra contra a Rússia marcou o início da sua queda.

No século XXI a União Europeia ambiciona construir um império europeu...

José** disse...

Nos anos 60/70, enquanto a Russia era comunista, a NATO observou uma estrita contenção (endiguement) contra ela. E ficou mesmo assim quando um dos seus membros fundadores (Portugal) foi alvo de agressões fatais.

Em 2014, agora que a Russia é um actor importante do comercio internacional e com capacidade de revitalizar a economia do nosso continente, a NATO vai implicar homens e meios militares numa situação que pode escalar até um ponto perigoso para toda a Europa.

Qual é a intenção de quem manda na NATO em relação a (velha) Europa?

Para recordação (2003): U.S.: Rumsfeld's 'Old' And 'New' Europe Touches On Uneasy Divide
http://www.rferl.org/content/article/1102012.html

Vivendi disse...

Muito pertinente a sua questão José**. ;)

José** disse...

Em 1954, durante a crise da India Portuguesa, a NATO rejeitou a argumentação portuguesa em vista da defesa do seu territorio na Asia e em virtude do artigo 4 do tratado fundador da aliança militar.

Em 2014, 60 anos depois, a NATO observa a possibilidade de integrar a Australia cujas forças estão envolvidas no Iraque, Síria e....Ucrânia.
http://www.lemonde.fr/asie-pacifique/article/2014/09/02/l-australie-veut-se-rapprocher-de-l-otan_4480186_3216.html

Distancias em km :
Lisboa para Goa - 8.400
Kiev para Cambera - 14.700

Afinal, o que é a NATO?