21 julho 2014

pensar

Porque é que os cientistas não pensam?

Pensar obriga a um "Estado Mental" adequado. Eu, por exemplo, prefiro pensar de manhã, sem pessoas à volta, com uma boa chávena de café ao lado, rodeado de livros e de computador. Também necessito de papel e caneta. Uso folhas A4 e canetas de tinta que importo do Japão, via Amazon.

O papel e a caneta são uma espécie de âncora que me ajudam a encontrar o Estado Mental adequado à tarefa de pensar.

Se me enfiassem num quarto sem decoração e sem objectos pessoais ia ter uma grande dificuldade em concentrar-me e lá ia para o rol dos que "têm aversão a estar sozinhos com os pensamentos". Eu que adoro estar sozinho a pensar.

9 comentários:

Anónimo disse...

Vc usa a amazon japão?!
e em portes e taxas audaneiras?
abraço
pbm

Anónimo disse...

amazon uk
Vendem artigos do Japão

Anónimo disse...

que marca de canetas

Euro2cent disse...

> que marca de canetas

Que horror, não sei como é que alguém consegue ter pensamentos de jeito a escrever com produtos comerciais.

*Eue* uso uma pena com bico de aço de Toledo, reforjado de um pedaço de uma espada que um tetravô quebrou em batalhas longínquas. O bico está colocado numa haste de pau-brasil, polida pelas mãos de sete gerações, e encerada anualmente com cera virgem de abelhas alimentadas a rosas e rosmaninho.

A tinta é produzida por jovens virgens, que incineram insectos das nossas propriedades, e a seguir os moem sete vezes, diluindo depois o finíssimo pó resultante com as lágrimas que elas próprias choram quando vêm os noticiários da TV (ou as novelas, não sei bem os pormenores).

É claro que não se podem pôr esta pena e tinta em resmas de papel vendido no supermercado, cheio de cloro e outros produtos irritantes. Uso só pergaminhos feitos de pele de anho, alimentados apenas de leite materno; a pele é esfolada e curada durante pelo menos seis meses, em fumeiro de madeiras aromáticas, e depois alisada e afinada com pedra-pomes, até ficar com cem microns de espessura (mais ou menos dois microns em toda a extensão da folha, não sou nenhum tarado com precisões e tolerâncias).

Francamente, não sei como é que alguém vem mandar postas para a internete com notas escritas a esferográfica. Ou se calhar nem isso. Que calafrios.

Anónimo disse...

Caro Euro2cent,

Olhe o seu sentido de humor...

Joaquim

Anónimo disse...

Eu até gosto de esferograficas e aprecio-as estéticamente, mas não consigo escrever nada sem usar uma Bic cristal:
.
https://www.youtube.com/watch?v=rL_P2aP-uzI
.
Rb

Anónimo disse...

O motivo é simples. Tinha necessidade de roer-lhe a tampa enquanto pensava.
.
Mas é engraçado a dependencia de muletas para pensar.
.
Há uns tempos atrás, com o advento do lotus 123 e do quattro e depois do excel eu dei por mim a não conseguir pensar se não tivesse as spreasheets abertas.
.
Consegui, a muito custo livrar-me dessa dependencia.
.
Mas ando com falta de qualquer coisa. Uma caneta para roer ou uma folha d calculo para estruturar ideias.

Em suma, sou um viciado. Agora deixei de fumar e passei a vaporizar. Outro vicio. Mas a caneta do vaporizador é especial de corrida e tem uma ponta que dá para usar no ipad e no telemovel. É a minha nova muleta. Sem vaporizador já não sou ninguém.
.
Isto deve ser coisa patológica. Ai deve deve.
.
Rb

Rui Alves disse...

Caro Euro2Cent

"...elas próprias choram quando vêm os noticiários da TV (ou as novelas, não sei bem os pormenores)"

Ainda distingue entre noticiários e novelas? Olhe que eu cá já desisti... :-))

Luís Lavoura disse...

Eu quando faço fisioterapia tenho que ficar, de cada vez, 20 minutos deitado numa cama, sozinho num quarto, com umas correntes elétricas aplicadas, sem nada para fazer. Estava lixado se nem sequer pensar pudesse!