31 julho 2014

o dinheiro dos outros II


Todo o desenvolvimento económico depende do investimento e este, em última análise, depende da poupança.
Os recursos poupados entram no circuito financeiro, sob a forma de depósitos, ou são confiscados pelo Estado através de impostos. Em qualquer dos casos ficam disponíveis para investimento, respectivamente privado ou público.
É este “dinheiro dos outros” – na realidade o dinheiro de cada um de nós – que alimenta a economia. Financiando as empresas privadas e a obra pública. Quando se acaba o dinheiro dos outros as empresas vão à falência e os Estados são obrigados a meter o socialismo na gaveta.
Foi isto que Tathcher afirmou quando disse que ‹‹o socialismo dura até se acabar o dinheiro dos outros››. Mas também é verdade que ‹‹o capitalismo dura até se acabar o dinheiro dos outros››, como eu afirmei aqui. E quando se acaba o dinheiro dos outros?
Quando não há confiança nos agentes económicos e políticos. Quando os bancos vão à falência e o Estado não tem crédito. Foi a este ponto a que chegamos, não foi?
Assim sendo, como é que podemos ter desenvolvimento económico?

2 comentários:

Anónimo disse...

> como é que podemos ter desenvolvimento económico?

Estou certo de que para um MBA, ter desenvolvimento económico sem capitalismo é um exercício trivial, que pode ser resolvido bifando um "case-study" adequado aos livros de história.

Vá lá, já tem posta para amanhã.

Boa noite ;-)

Euro2cent disse...

(esqueci-me de assinar)