26 julho 2014

neoliberalismo repressivo

O neoliberalismo repressivo é contra a principiologia que estipula que todos os homens nascem com igual direito à felicidade

Comentário: Vale a pena ler esta entrevista de Adriano Moreira. Apesar de confusa e até contraditória contém algumas reflexões interessantes. A primeira, desde logo, identifica o carácter repressivo do actual regime: ‹‹neoliberalismo repressivo, com a multiplicação de sanções, de aumento de impostos, de restrições, etc. Sou contra o neoliberalismo repressivo.››. Estou de acordo com o repressivo só não podemos é chamar-lhe neoliberal ou liberal.

Liberal tem a mesma etimologia de liberdade e portanto não existe liberalismo repressivo, é uma contradição de termos. O actual regime é repressivo mas não é neoliberal.

Outra confusão é a identificação do "Estado Social" com o "direito à felicidade". Ninguém nasce, nem pode nascer, com direito à felicidade - um conceito desde logo subjectivo. Tudo o que podemos aceitar é que possam nascer com o direito a procurar a felicidade, uma peregrinação que nem sempre encontra o seu destino mas em que o que conta é o caminho.

Leiam e façam o vosso juízo.

5 comentários:

JSP disse...

Efeitos colaterais da filha que por aí anda...

tric disse...

"Liberal tem a mesma etimologia de liberdade e portanto não existe liberalismo repressivo, é uma contradição de termos. O actual regime é repressivo mas não é neoliberal."
.
liberal tem a mesma etimologia de liberdade mas é só mesmo a etimologia...e tem-se visto o posicionamento dos liberais portugueses do médio-oriente, são todos pró-israelitas...a memória dos acontecimentos que estão a levar ao desaparecimento das comunidades cristãs no levante são apagadas para que se possa defender os Israelitas em nome da liberdade...

tric disse...

os israelitas foram dos principais s impulsionadores da desestabilização de toda a margem sul do mediterrâneo cuja consequência as comunidades cristas do levante estão a pagar...mas enfim, em nome da Liberdade o Cristianismo está a ser perseguido...o liberalismo é uma intrujice!

Anónimo disse...

Tem esperto ná cabeça!

Euro2cent disse...

Camarada, essa crença supersticiosa na liberdade ainda lhe vai trazer desilusões.

Repare no exemplo do país que tem liberdade escrito nas moedas - e a maior proporção de população reclusa alguma vez vista, União Soviética incluída.

Nesse país pode, por uma ordem secreta, ser impedido de voar em linhas aéreas comerciais - há dezenas de milhares de nomes nessa lista. Os cidadãos comuns são tratados como gado, e inspeccionados por esbirros, sendo humilhados a tirar sapatos e roupa, apalpados ou espiolhados a nu por máquinas de raios mais ou menos X.

Se não viver num "zip-code" onde a polícia tem dono, pode perfeitamente levar com um "no-knock warrant" e um SWAT-team militarizado a matar-lhe o cão e partir-lhe a porta, de armas aperradas. Se não levar um balázio está com sorte, já mataram avózinhas.

Claro que os plutocratas, viajando em jactos privados, e morando nos sítios certos, não estão sujeitos a nada disto, e são tão livres como o resto do gado.

Claro.