25 junho 2014

o mérito individual pertence ao colectivo






À superfície, o genial golo de Maradona pode ser interpretado como o resultado de um dom, de uma intuição primária que nesse dia se manifestou superiormente, uma arte mágica, habilidosa como “a Mão de Deus”, realizada por um indivíduo cuja imagem e a vida pareciam negar qualquer sofisticação. E no entanto, mais do que um malabarismo espectacular, o seu gesto revelava o modo como o futebol se constituía como uma construção colectiva depurada por uma experiência sedimentada no tempo e interpretada por corpos dotados de uma evidente inteligência prática.


Há uma tendência moderna para atribuir o sucesso individual ao colectivo, em vez de reconhecer o génio, o esforço e o sacrifício do agente do sucesso. O presidente Obama, por exemplo, expressou esta perspectiva quando afirmou que os empresários nada mais fazem do que “cavalgar” os recursos que a sociedade lhes disponibiliza: ‹‹If you've got a business—youdidn't build that. Somebody else made that happen››.
O passo seguinte é taxar o sucesso individual e redistribuir a riqueza gerada por esse sucesso pelos “mais desfavorecidos”. A lógica subjacente é que todas as mais-valias são moralmente do colectivo porque o sucesso dos ricos é fruto do contributo de todos.
Nesta óptica, um jogador como o Maradona não deve receber mais do que qualquer um dos seus colegas porque ‹‹mais do que um malabarismo espectacular, o seu gesto revelava o modo como o futebol se constituía como uma construção colectiva››.
Pois em verdade vos digo que esta tendência para sobrepor o colectivo ao mérito individual só pode ter um desfecho: acabar com os Maradonas deste mundo. É isso que querem?

9 comentários:

Anónimo disse...

Que bela mixórdia de conceitos se lembrou o Joachim de arranjar.
.
No campo do futebol como é que vc compara a genialidade individual se fizer de conta que não existe uma equipa?
.
Se as bolas não chegassem ao génio ele não sairia da lampada. Parece-me tão evidente quanto básico.
.
E se não sai da lampada um gajo desconhece que ele existe. Se desconhecemos que existe, ele não deixa de existir, mas não se revela.
.
Daí que, meu caro Joachim, meritosos existem às paletes por esse mundo fora. Apenas alguns conseguem sobressair.
.
O mérito está quase sempre noutros considerandos e muitas vezes tambem associado às sortes. O mérito de quem o captou (pinto da costa era bom nisto), o mérito de quem o formou e ensinou (escolas do sporting), e o mérito individual (habilidade fisica e psicologica).
.

Rb

zazie disse...

Por acaso não acho nada que existam casos destes às paletas.

Nunca existiram. São casos fora de série, como se costumava dizer.

zazie disse...

O erro é acreditar que tudo tem de ser caso fora de série, bastando para isso baixar as exigências.

zazie disse...

Não são nem têm de ser e nem é o mérito vem ao caso.

A natureza tende para o equilíbrio. O Maradona era excepcional numas coisas mas lá tinha o vício da droga que chegou para desbaratar tudo.

Não é com esta tara dos "atlas de investimento" que se podem fazer planos sensatos para sociedades viáveis.

Eles têm de existir, o resto também e não são precisas engenharias sociais para alaterar o que a Natureza não proporciona.

O Birgolino acredita que bastava mudar a genética para termos machos alfa a comandar.

Tramava-se...
ehehehe

Anónimo disse...

"É isso que querem?" Sim, é isso que a INVEJA quer!

tric disse...

"A lógica subjacente é que todas as mais-valias são moralmente do colectivo porque o sucesso dos ricos é fruto do contributo de todos."
.
só as dividas é que são para o colectivo...

Francisco disse...

Por outro lado nós temos o melhor jogador do mundo, mas sem uma equipa e um treinador capazes de construir jogo sólido andamos às aranhas. hehe

Já a Argentina a não jogar nada de especial, lá vai aguentando com o Messi a carregar a equipa às costas.

A única conclusão possível desta análise político-futebolística é que o individualismo puro funciona na Argentina, mas não funciona em Portugal :)

Euro2cent disse...

> é isso que a INVEJA quer!

Ora, ora, vamos lá, a inveja também é "uma construção colectiva depurada por uma experiência sedimentada no tempo e interpretada por corpos dotados de uma evidente inteligência prática", como muito bem disse o camarada Nuno Domingues, tirando-me as palavras da boca (também costumo dizer coisas muito parecidas quando dou uma topada com um dedo do pé).

Ou seja, faz parte da negociação entre o individuo "dominante" e os individuos "dominados" ver-se de quanto é que o primeiro está disposto a abrir mão para não levar uma pedrada que lhe estrague o "domínio".

Só povos completamente castrados (por força ou persuasão, gasta-se mais da última nos regimes modernos) é que se deixam dominar e gostam. Os portugueses ainda vão tendo a reacção salutar do anarquista de boca pequena - ressentem-se, e têm inveja, dos "dominadores".

No dia em que os portugueses perderem a sua costela invejosa, podem ter medo, porque o resto da alma também se foi, e estão a lidar com outra gente.

(Veio-me à memória esta do La Rochefoucauld: "Hypocrisy is the homage vice pays to virtue"; se pensarem na inveja como um preço, desarrinca-se bem qualquer coisa do género.)

Euro2cent disse...

(Nem acredito que venho para aqui semi-defender um dos pecados mortais, mas como já quase ninguém sabe quais são, e a imprensa recomenda entusiasticamente a maioria dos outros, lá terá que ser ...)