21 março 2014

Sair da UE

E ficar no €.

Até podemos adoptar o mesmo regime de moeda livre do Panamá, pondo a circular o ouro detido pelo BdP na forma amoedada de escudo-ouro. Bastaria o Estado começar a pagar despesa nessa moeda, o que em si mesmo criaria a almofada necessária a transição. Isso e uma federação de regiões/muncípios.

5 comentários:

Anónimo disse...

Bem , olhe, a única coisa boa que uma moeda-ouro teria, seria o facto de atrair investidores de capitais ao país. Um influxo de massas seria bem vindo.
.
Mas eu creio que os Austriacos não gostariam nada desse efeito. É demasiado Keynesiano, digamos, para que o aceitem. Danos colaterias da moeda-ouro. ehehe.
.
Eles fogem do influxos de financiamento como diabo foge da cruz.
.
E estaria certa a medida que desse garantia ao exterior de valorização e confiança nos seus activos em portugal. pagamentos em moeda-ouro seria um bom convite.
.
Salazar tentou fazer isso quando quis colar o escudo ao ouro. A ideia dele era boa. Atrair capitais já que o país precisava de investimento externo.
.
Mudou de ideias cerca de meio ano depois quando percebeu que a Inglaterra ia fazer o contrario, parceiro importante na então balança comercial.
.
Rb

lusitânea disse...

As poucas toneladas e que devem estar comprometidas e nem todas cá dentro nem para um ano dão...

Vivendi disse...

Excelente solução.

O problema é que este tipo de ideias não é concebível pelas elites (que não existem)e para o povo nada diz.

Pancho Roble disse...

Portugal teria que estar em plena miséria para sairmos da comunidade europeia. Para lá caminhamos. Entretanto, teríamos que entrar na assembleia da república ordeiramente e convidar todos os que a ocupam a sair, para formar, democraticamente, novas listas com caras novas.
Na situação actual é impossível inverter o longo ciclo de políticos que nos trouxeram até aqui. A degradação democrática avança e os que ainda trabalham honestamente, alimentam-nos para discutirem quem terá roubado mais. As injustiças fazem parte da democracia, mas todos eles já ultrapassaram todos os limites de salubridade. Os media fazem o que podem, amedrontando o povo com estatísticas cancerosas a toda a hora, ou com crimes alheados das medidas parlamentares, como se a vida não tivesse fim. E ainda pagamos as descargas diárias de humor para entupir com esterco o que já existe.

Para a Posteridade e mais Além disse...

uau em moedas de 1 gramma cada

temos ouro para 500 milhões delas?

dá 50 por português

1500 euros por português

tamos riccos