10 janeiro 2014

inflação e crescimento 6

CGP: "Numa economia de mercado com preços flexíveis, se a procura por um bem aumenta, o seu preço tenderá a aumentar, o que aumentará a produtividade de quem produz esse bem e o respectivo rendimento (salário e retorno de capital). Esse aumento de salário levará a que mais pessoas queiram produzir esse bem trazendo mais capital e trabalhadores para a sua produção, aumentando-a, respondendo assim ao aumento da procura."
Esta descrição demonstra como a psicologia criada pelo inflacionismo pode distorcer a compreensão do processo de crescimento.

A economia cresce porque mais produção tem lugar com os mesmos recursos, nomeadamente horas-homem empregues por unidade de produção.

Como procurei demonstrar, o crescimento materializa-se em quedas de custos e preços, e é essa queda de preços para o mesmo salário que por sua vez materializa a capacidade de procura adicional de bens - não porque preços e salários nominais sobem.

Esta psicologia do inflacionismo, parece-me,  é incentivada... pelo inflacionismo. Não porque seja uma fatalidade que as pessoas compreendam melhor a subida de preços e salários do que a descida de preços e subida do poder de compra das mesmas unidades monetárias.

2 comentários:

Anónimo disse...

sem inflacionismo e já agora demografia o mecanismo do empréstimo mais juro não funciona e a banca fica zombie

Anónimo disse...

1º Os Preços baixam de forma benigna por aumentos na produtividade derivados de melhorias tecnológicas. Isto quer dizer que o preço relativo de venda ou margem aumenta.
.
2º A perspectiva de queda de preços por razões diferentes das apresentadas no ponto 1º deprime a economia. Ninguem se dará ao trabalho de produzir a custos presentes um bem que amanha baixará de preço. Por exemplo eu não compro um apartamento se perspectivar que amanha ele vai descer de preço. Quem diz um apartamento diz um carro ou um bem com um significa relevante nas continhas das pessoas.
.
A perspectiva de baixa de preços por razões não virtuosas (identificadas no ponto 1º) provocam imediata recessão.
.
Esta psicologia do deflaccionismo, parace-me, é incentivada... pelo deflaccionismo.
.
Rb