23 janeiro 2014

ignorância, ideias pré-concebidas e evolucionismo


Os nossos antepassados nunca viveram num paraíso Roussauniano de partilha e de igualdade. Pelo contrário, a vida do Homo Sapiens durante a maior parte da sua existência foi ‹‹solitária, pobre, desagradável, bruta e breve›› - Thomas Hobbes.
Os indivíduos nunca se preocuparam demasiado com a igualdade e essa tendência mantém-se até hoje. É por isso que para implementar o socialismo é necessário recorrer à violência, à coerção.
O argumento do CGP é que ‹‹a desigualdade era um risco para a sobrevivência do grupo. Para que um elemento do grupo tivesse mais de algo, seria necessário que outro tivesse menos. A desigualdade na distribuição do produto do trabalho poderia levar à desintegração do grupo. Não por acaso, aqueles que ofereciam maior resistência à desigualdade foram aqueles que ganharam o desafio da evolução. Por isso, a aversão natural, pré-concebida, à desigualdade é algo que se mantém ainda hoje.››.
A minha discordância resulta da observação do comportamento dos outros animais, do estudo de tribos primitivas e da psicologia das organizações.
Em termos etológicos, não vemos os outro primatas preocupados com a igualdade, impera a lei do mais forte. Nas tribos primitivas, o mesmo. Há hierarquias rígidas e rituais que respeitam essas hierarquias até para a distribuição de alimentos.
Na psicologia das organizações aprendemos que os trabalhadores procuram equidade e não a igualdade tout court. Quando um colega recebe sem produzir, os outros diminuem a produção para repor a equidade.
A máxima: ‹‹de cada um segundo a suas possibilidades e a cada um segundo as suas necessidades›› - Marx, é rejeitada especialmente pela populaça. Na minha experiência pessoal, são as pessoas mais pobres que mais rejeitam o RSI, por exemplo. Em termos até chocantes, pelo menos para mim.
Por fim, vamos aos argumentos evolucionistas. A selecção natural é sobretudo a selecção de indivíduos, não de grupos. Ainda, se o socialismo fosse a melhor forma das sociedades prosperarem, o mesmo se verificaria hoje, ocorre o contrário.
Porque é então que a maior parte dos eleitores portugueses manifestam o tal conservadorismo socialista? Porque são beneficiários líquidos das políticas socialistas – é por isso que fomos à falência, é por isso que há défice. Quando a maioria for contribuinte e não beneficiária: adeus socialismo que eu levo na ideia não mais o votar.

2 comentários:

Anónimo disse...

"A minha discordância resulta da observação do comportamento dos outros animais, do estudo de tribos primitivas e da psicologia das organizações." - Joaquim


Frase profunda...

Caro Joaquim,
também eu sofro como um cão.
Entrei curto no EUR-USD, 1.35....
Actualmente o euro fechou a 1.3767 (miséria!).

Mas nada está perdido (penso eu) , um pouco mais de socialismo estarei salvo!
Joaquim reze por mim na próxima quarta-feira.
Mais 3 ou 4 milhões de pobres no mundo não faz diferença, mas em termos humanitários 4 ou 5 cents no euro poderão ditar o meu destino.

Piedade, piedade...


D. Costa


zazie disse...

V. é cá uma talhoco

Desde quando o Hobbes falou do Homo Saoiens?

Sabia lá ele o que era isso, assim como ninguém ainda hoje sabe.

O Hobbes referia-se ao mesmo que Rousseau- o homem em socieadade.

E, em aprte alguma, o Rousseau falou numa bondade social igualitária.

V.s não lêem; papagueiam mal.