29 janeiro 2014

eles vivem em nós


A confirmação de que genes do Homo sapiens neanderthalensis sobrevivem em nós é uma notícia esplendida. O homem de Neantherthal viveu na Europa e na Ásia durante mais de 400.000 anos, tendo-se extinguido há cerca de 30.000 anos, provavelmente na Península Ibérica.
Foi uma super-espécie de homens – julgo que não devo falar de hominídeos – com um porte atlético, resistente às baixas temperaturas do Norte e com um cérebro ainda maior do que o nosso (+200 cc).
O cruzamento do “sapiens sapiens” com o “sapiens neantherthalensis” só nos pode ter beneficiado, mesmo que os seus genes tenham uma pequena presença no nosso genótipo. Representa 1,15% dos genes dos caucasianos; 1,38% dos genes dos asiáticos; mas está praticamente ausente nos Africanos.
Durante muito tempo não aceitei este cruzamento, por me parecer que a descendência seria estéril. De facto confirma-se que as duas espécies estão no limite da compatibilidade e que os descendentes (especialmente os machos) seriam pouco férteis. Contudo, um pequeno número de híbridos foi suficiente para nos deixar a herança genética dos Neandertais. E os asiáticos, parece, ainda beneficiaram mais do que nós.

6 comentários:

CCz disse...

Interessante, ainda há pouco a hipótese do menino do Lapedo resultar desse cruzamento era considerada motivo de chacota.

Anónimo disse...

Caro CCz,

É verdade e parece que continua.

Joaquim

zazie disse...

Pois era. E agora está cada vez mais provado que os Neanderthais era sapiens e que essa cena de semi-gente a que chamam hominídeos é que nunca existiu.

zazie disse...

Aliás, tenho um colega que tem carinha chapada de Neanderthal. E até é giro

":OP

Anónimo disse...

As teorias (especulativas) vão e vêm.
.
Depois desta teoria já houve outro estudo que diz que não senhora, que os genes dos neathertal's existem no sapiens devido a um antepassado comum de onde provieram os dois.
.
Qualquer dia ainda especulam que o ser humano deveio do cruzamento de uma alforreca com um cavalo marinho.
.
Isto para dizer que andam a pensar introduzir genes neathertalezes no ser humano actual para ver que bicho sairá. Eu tenho as minhas próprias previsões, consubstanciada na realidade. Uma inseminação genetica dessas já foi efectuada pelos alemães e resultou no actual homem ecomomicus (austriaco, que é, dizem, a ultima linhagem da degenerescência desevolutiva).
.
Rb

zazie disse...

ahahahahahah

A simples ideia da existência de semi-gente que até fazia pinturas rupestres é a prova que os cientóinos são marados.

Há seres humanos; ponto. Com características diferentes, mas sempre humanos e isso de semi-bicho-semi-humano é pura imbecilidade