28 janeiro 2014

Bolhas e Crise: alguma dúvida?

Índices de Preços de Casas na Irlanda, Grécia, Espanha e Alemanha (por ordem descendente).


"Europe Experienced House Price Bubbles, except Germany"

3 comentários:

Anónimo disse...

Ja só falta o gráfico para conhecer em profundidade que nao foi o dinheiro alemao invertido nas bolhas que anda a comentar.
Que os detentores de dinheiro alemao prefirem as suas propias bolhas e nao invertirem em qualisqueras PIGS.

Anónimo disse...

pronto , ainda bem que já percebeu que não é a saude, os velhos ou os esfomeados, como é nas casinhas , são mais 10-15 aninhos, pois apesar de tudo fora mundo anglo cada prestação amortiza divida

Anónimo disse...

Não se percebeu anónimo. Mas pronto.
.
Bem, CN, vc vê a correlação entre preços altos de determinado bem de consumo (e investimento) e uma recessão. Certo. Mas não consegue explicar porque existe essa correlação, razão que é, no fundo, a própria razão de existencia de uma ciencia económica. Caso contrario, para fazer previsões depois do jogo acabar, mais vale tirar um curso de história.
.
Afinal de contas, porque existe, diabos, uma recessão (crise), por causa de uma alta de preços num determinado bem?
.
Eis a resposta:

«A recession happens when, for whatever reason, a large part of the private sector tries to increase its cash reserves at the same time.

Yet, for all its simplicity, the insight that a slump is about an excess demand for money makes nonsense of the whole hangover theory. For if the problem is that collectively people want to hold more money than there is in circulation, why not simply increase the supply of money? You may tell me that it's not that simple, that during the previous boom businessmen made bad investments and banks made bad loans. Well, fine. Junk the bad investments and write off the bad loans. Why should this require that perfectly good productive capacity be left idle?»
.
.
Os Austerianos, contudo, preferem liquidar a economia toda. Se o mal esteve no imobiliário e se deve circunscrever ao imobiliário, os liquidacionistas austriacos apelam à liquidação da economia toda. E fazem-no sem perceberem que as teorias austriacas são contraditórias em si mesmas sob a aparencia de uma ciencia exacta. A pergunta que se impõe e´simples. Porque é que as más decisões de investimento de ontem (sobre construção) devem ser pagas com desemprego massivo hoje e amanha em sectores que nada tem a ver com a alta de preços?
.
Apelam depois à queda generalizada dos salários. Uma imbecilidade tão elevada que demonstra que não percebem o mais básico. Então se os salários baixarem todos resulta alguma coisa boa para a economia?
.
Não. Só resulta coisa boa se a queda de salários for circunscrita às empresas e sectores em excesso de oferta, no caso, ao imobiliário.
.
Porquê, então, fazer reduzir o rendimento da generalidade das pessoas quanto o problema se resolvia sozinho?
.
Sozinho. Sem fazer nada. Os preços altos do imobiliário, à falta de compradores, iria baixar sucessiva e naturalmente até ao equilibrio.
.
Iriam haver falencias nas construtoras, e desemprego na construção civil. O resto da economia não tinha que sofrer com isso.
.
Como lhe disse noutro comentário, o que interessa não é se os salários descem, mas sim se a produtividade do trabalho aumenta ou não. Ou seja, interessa que os preços relativos ao poder de compra se mantenham em recessão.
.
Assim, qualquer programa que pegasse no desemprego na construção civil e o reciclasse para outros sectores, pago atraves de impostos, esbateria os efeitos do tal boom no imobiliário. Sem ter que colocar em causa toda a economia.
.
.
Rb