30 janeiro 2014

a melhor prova

A melhor prova de que o socialismo ‹‹nunca existiu, não existe e nunca existirá››, é muito fácil de obter. Basta perguntar aos "socialistas" o que pensam do socialismo da URSS, RDA, China e Albânia, por exemplo. Dirão de imediato que não eram países verdadeiramente socialistas.
Os mais moderados ainda olhavam para a Suécia, mas os suecos têm fugido do socialismo a sete pés (desde os anos 90). E agora, até o Hollande meteu o socialismo na gaveta.

5 comentários:

Francisco disse...

É uma interpretação interessante, a da inexistência do socialismo.

Mas e o libertarianismo, existe?

E as ideologias em geral, existem?

Usando o mesmo critério, quer-me parecer que não, embora admita que possam ter diferentes graus de proxidade à realidade. Só mais uma pergunta: o estado de direito existe?

marina disse...

oh my god , cos banqueiros estão a começar a pular dos telhados . isto não é bom sinal..

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2547684/TWO-senior-American-bankers-working-London-commit-suicide-just-two-days-one-jumped-500ft-death-JP-Morgan-skyscraper.html

muja disse...

Interessante não, ignorante (não vale a pena ofender-se susceptível doutor; primeiro porque me estou nas tintas, segundo porque o somos todos nalguma medida).

Existiu pois. Não foi é nos sítios onde o procuram.

Mas ele andou por aí. Até vinha de cruzeiro à Madeira.

Anónimo disse...

Há imensas famílias que funcionam num sistema socialista. Redistribuem a riqueza, num regime de propriedade colectiva.

O problema do Joaquim Couto é que procura sistemas políticos ao nível do estado. Dada a natureza centralista dos estados estão destinados ao fracasso. E isso é verdade tanto para as ditaduras como para as democracias. Mais cedo ou mais tarde irão fracassar.


Tiago Costa

marina disse...

pois é , o número de individuos para funcionarem bem colectivamente não deve ultrapassar os 200.. lá está , a tribo :)