15 janeiro 2014

a estabilidade "interna" de uma moeda

O que é uma moeda? um meio de troca genericamente aceite.

Qualquer meio, que por qualquer razão (incluindo o puramente legislativo) seja então moeda, mostrará as características de estabilidade de preços expressos nas suas unidades... porque os preços são definidos... nas suas unidades. Pode existir inflação ou deflação, mas enquanto for utilizado como meio de troca, a variabilidade de preços no consumidor nessa unidade será sempre diminuta, a menos de hiper-inflação e colapso.

Isto para dizer que comparar hoje a variabilidade dos preços em ouro com a de uma qualquer moeda como o Usd não faz sentido como argumento, porque não existe hoje uma economia de troca expressa em unidades de ouro. No caso do bitcoin parece aos poucos estar a formar-se essa dada economia de troca expressa em unidades de bitcoin pelas qualidades que tem como meio de troca eletrónico e anti-inflacionista, pese as incógnitas.

Seja como for, a análise é circular, algo como o ouro ou prata tem todo o potencial para ser livremente escolhido como meio de troca, tirando as barreiras fiscais e legais.

Mas enquanto não o for, não existem preços internos em unidades de ouro, que para concorrer como meio de troca, necessita de desenvolver facilidades de trocas com contas-correntes e notas (certificados), algo cujo investimento parece de interesse diminuto enquanto existirem essas barreiras legais e fiscais (mas ainda já existem e estão a crescer, ver a goldmoney.com).

O bitcoin, dada a sua auto-sustentação e lógica de rede, não necessitando de investimento significativo, conseguiu baixar o custo de posse e transmissão tornando possível o seu uso para um certo tipo de actividades e para um certo tipo de pessoas (muitas delas com motivações ideológicas), apesar das barreiras legais e fiscais.

Mas a estabilidade de preços expressos em unidades de um bem não aparece antes de ser utilizado como meio de troca generalizado, ou seja, ser efectivamente moeda. Vem sim quando passa a ser moeda.

Um (estabilidade) e outro (moeda) são como que eventos simultâneos.

1 comentário:

Anónimo disse...

vai mas é levar na peida, meu filho duma ganda puta