29 dezembro 2013

a rainha

Tem-se dito que os principais inimigos da monarquia em Portugal - monarquia que é uma das nossas maiores tradições -, são os monárquicos.

E não é sem razão.

Os monárquicos concentram a sua promoção da monarquia na figura do rei, quando a principal figura da nossa tradição monárquica nunca foi o rei, mas a rainha.

Da mesma forma que a principal figura da Igreja Católica - outra das nossas grandes tradições de portugueses - não é o Papa, mas a Virgem Maria.

Um homem, só por si -  excepto quando está ao serviço de uma mulher -,  nunca conseguirá unir e inspirar uma comunidade. Só uma mulher o consegue fazer. Ao concentrarem-se na figura do rei, os monárquicos desunem-se e combatem-se uns aos outros.

Da mesma forma que, ao concentrarem-se em Cristo a partir do advento do protestantismo, os cristãos se desuniram e passaram a combater-se uns aos outros.

Quem estiver de fora a observar, só se pode perguntar: "Mas se a figura do rei não consegue  sequer unir os monárquicos, como é que ela seria capaz de unir todos os portugueses?".

O mesmo se pode perguntar de Cristo: "Mas se a figura de Cristo não consegue sequer unir os cristãos, como esperar que ela una toda a humanidade?".

A humanidade só será reunida em Cristo através de Maria, que é a figura da Igreja - e com um Papa ao seu serviço. Da mesma forma que o povo português só será reunido através de uma Rainha - e com um Rei ao seu serviço.



1 comentário:

Rui Alves disse...

Desde as fragas da Estrela
Aos areais do Atlântico
Uma nação vos apela
Como num mariano cântico
Vinde e tomai a rédea
Dona Isabel de Herédia

Por laço matrimonial
Sois vós legítima herdeira
Da ilustre Casa Real
Do valoroso Pereira
Não se perca vossa herança
Dona Isabel de Bragança

Decerto Nossa Senhora
Rainha de Portugal
Vos confia em boa hora
O seu ceptro divinal
Sem partido nem facção
Vós unireis a nação

Vinde unir Portugal!

Que sejais a mulher forte
Por detrás de um grande rei
E possa eu ter a sorte
De saber que viverei
Tempo bastante para ver
Portugal amanhecer

Pela Lei e pela Grei