20 setembro 2008

médicos

Portugal tem médicos a mais. Já sei que esta observação não me vai trazer nenhum prémio de popularidade, mas também não é esse o meu propósito. Portugal tem cerca de 340 médicos por 100.000 habitantes e a média da OCDE é de 310.
Temos tantos médicos, em percentagem da população, como a França, a Dinamarca, a Finlândia ou a Itália. A Espanha, aqui ao nosso lado, tem apenas 330 médicos por 100.000 habitantes e os países anglo-saxónicos têm menos. O RU tem 250 e os EUA têm 240.
A ilusão da falta de médicos, em Portugal, deve-se apenas a termos um sistema de saúde socializado e com um produção baixíssima. Os técnicos de saúde produzem pouco. Tal como na antiga URSS, o Estado faz de conta que lhes paga e eles fazem de conta que trabalham.
Se o nosso sistema de saúde fosse inteiramente privatizado, Portugal teria um excesso notável de médicos (cerca de 30%). Devemos ter isto em conta quando abordamos este problema.
Já gora, Cuba, de onde o governo se propõe importar médicos, tem cerca de 600 médicos por cada 100.000 habitantes e consta que alguns até conduzem táxis em Havana. Será este o modelo de sistema de saúde que queremos para Portugal?

Sem comentários: