12 setembro 2008

criacionismo

As escolas devem ensinar criacionismo, a par com o evolucionismo. Nunca pensei fazer esta afirmação, porque sou um evolucionista fanático e apenas atribuo um valor simbólico às explicações criacionistas. O que me fez então mudar de ideias?
Foi o debate nos EUA sobre este assunto, em particular as acusações que a esquerda radical tem vindo a fazer a Sarah Palin – Ela é criacionista... Ela quer ensinar o criacionismo na escola, etc.
As explicações científicas sobre o aparecimento do universo, com o Big-Bang, as explicações sobre o aparecimento da vida e a sua evolução até ao homo sapiens, deixam um vazio fenomenal. Em primeiro lugar porque não respondem à pergunta: porquê o mundo, porque não nada? Em segundo lugar porque não explicam a descontinuidade qualitativa entre os nossos antepassados ancestrais e nós próprios. Nós “temos alma” e livre-arbítrio.
As explicações criacionistas preenchem este vazio filosófico. Deus é o princípio e o homem foi criado à imagem de Deus. O ensino do criacionismo complementa portanto o ensino científico, enquanto metafísica ao alcance de todos.
O horror da esquerda ao ensino do criacionismo é que este transmite valores, deveres e responsabilidades, enquanto o cientifismo abre a porta ao niilismo e o niilismo, claro está, abre a porta a tudo e mais alguma coisa.

2 comentários:

Anónimo disse...

acha mesmo que "Deus criou a Terra" é a melhor explicaçao para o livre arbítrio e a existencia de uma "alma" (que nos distingue de alguma forma dos outros animais menos evoluidos)? Desde quando é que a igreja promove o livre arbitrio? "Não vistam isto, não bebam aquilo!"?
Acredita mesmo que a natureza é controlada por deus?
Gostava que fizessem lavagem ao cerebro aos seus filhos adolescentes metendo-lhes na cabeça que um deus qualquer os fez aparecer do nada? Se é um evolucionista deve pensar melhor naquilo que aqui escreveu...
Dê uma vista de olhos no meu blog, talvez perceba o que pretendo dizer com este comentário:
http://allthatmattersmaddy32.blogspot.pt/

Maria Teodosio

Anónimo disse...

O criacionismo não é ciência, portanto não complementa ciência alguma.

A ciência não é metafísica, nem sequer é política.

Para além disso, há muitas religiões actuais que são politeístas, há alguma que é mais correcta do que a outra?

Em relação aos valores, deveres e responsabilidades religiosos (que nada têm a ver com o criacionismo) basta conhecer um bocado de História para ver onde podem chegar, como por exemplo queimar pessoas por pensarem de modo diferente.

Também nãose percebe o que é um evolucionista fanático.

A Sarah Palin é que é uma religiosa barra política fanática, que pretende fazer do criacionismo uma pseudociência.

Um padre moderno não acredita no criacionismo.