15 setembro 2008

competitividade fiscal

Impostos e défice: Levará a diminuição dos impostos a um aumento do défice?

Será que o emagrecimento do Estado e a diminuição dos impostos, para aumentar a competitividade, coloca em risco o financiamento de serviços públicos vitais? E terão os Estados capacidade para equilibrar as contas se diminuírem drasticamente os impostos?
Boas perguntas!
Os temas em análise referem-se à possível relação entre a diminuição dos impostos e a deterioração do défice. Ora toda a “evidência” dos anos 90 demonstra o contrário. Se essa relação existisse então os “ratings” dos títulos da dívida dos Estados que diminuíssem os impostos seriam piores do que os dos Estados que os aumentassem.
Uma comparação entre os Estados que cortaram os impostos e os que os aumentaram, nos anos 90, demonstrou que os Estados que diminuíram os impostos tinham um “rating” da Moody entre Aaa e Aa. Os Estados que aumentaram os impostos tinham um “rating” entre Aa e A1.
... o défice também era menor nos Estados com impostos mais baixos.


A leitura deste texto de Arthur Laffer (o autor da curva de Laffer) e de Stephen Moore demonstra, sem margem para dúvida, os erros da nossa política fiscal.

Sem comentários: