14 julho 2008

o ateísmo como irracionalismo

O ateísmo é um irracionalismo. Deus é luz (ilumina-nos) e está ao alcance do conhecimento humano, através da razão. A reflexão sobre Deus começa com uma pergunta de natureza metafísica: porquê o mundo? Porque não nada?
A resposta a esta pergunta leva-nos a Deus, O que era antes do mundo material que conhecemos, O que era antes do tempo e do espaço. Podemos ainda conceber Deus como O que será quando este universo terminar.
Para mim, Deus corresponde à eternidade. Pensar que o mundo surgiu do nada é um irracionalismo primário e é por isso que eu sustento que o ateísmo é um irracionalismo e até um fideísmo, os ateus acreditam que algo pode surgir do nada e essa fé é irracional.
Deus é ainda a verdade. Porque a Sua existência inequívoca afirma a identidade da verdade. Toda a minha visão do mundo está ancorada nestes dois conceitos, ou atributos de Deus, a eternidade e a verdade. Muitos ateus não reconhecem a existência da verdade, como princípio absoluto, e preferem falar de verdades. Sem uma âncora sólida, “anything goes”.

Sem comentários: