07 dezembro 2007

extingue-se

Num post anterior argumentei que os preconceitos, no sentido dos conhecimentos herdados do passado, e que são utilizados de forma automática ou irreflectida pela geração presente como regras gerais ou normas de comportamento, são, em geral, perfeitamente racionais. Eles representam o stock de conhecimentos herdados do passado e testados pela experiência de séculos e que as gerações anteriores legaram às gerações futuras como um capital precioso.
.
Depois, num post seguinte, ilustrei com a homossexualidade. Todas as sociedades que sobreviveram e prosperam estiveram sempre preconceituadas contra a homossexualidade - e a nossa sociedade não é excepção. E esse preconceito é profundamente racional. Irracional é destruír o preconceito.
.
A norma prevalecente na sociedade é a da heterossexualidade. A homossexualidade é desencorajada através de várias atitudes sociais. A homossexualidade pode ser tolerada, mas só como comportamento minoritário e, tanto quanto possível, discreto.
.
Na realidade, no dia em que o comportamento homossexual fôr elevado, em termos de aceitação social, ao nível da heterossexualidade, a capacidade de reprodução da sociedade diminui; se fôr elevado mais alto, acima da heterossexualidade, passando a constituir a norma, essa capacidade diminui ainda mais; e se fôr elevado ao limite de norma absoluta, a sociedade extingue-se.

Sem comentários: