25 outubro 2007

regressar à «choldra»

António Guterres era primeiro-ministro de Portugal, quando se deu a segunda presidência portuguesa da União Europeia, no primeiro semestre do ano 2000. O homem lá foi, andou pelo meio dos grandes deste mundo, e, quando voltou à terrinha, entediou-se do pântano e passado algum tempo demitiu-se.

Dois anos depois, o homem que lhe sucedeu acusando-o de deserção, José Manuel Durão Barroso, não resistiu ao canto de sereia de Bruxelas. Fez as malas, abandonou a pátria que o vira nascer e que tantas esperanças nele pusera, e marchou para a «Europa», onde por ainda hoje anda a fazer telefonemas aos grandes deste e do outro mundo.

Daqui por dois meses, terminará a terceira presidência portuguesa. O primeiro-ministro português e presidente em exercício da União brilhou no firmamento comunitário: terminou o tratado de revisão que, segundo anunciou um tanto ou quanto altercado aos deputados europeus, irá abrir um futuro grandioso à Europa. Quando, no dia 1 de Janeiro de 2008, estiver a comer bolo-rei com a família e a receber telefonemas ininterruptos dos ministros e dos dirigentes do partido, como será que vai reagir ao regresso à «choldra»?

Sem comentários: