18 julho 2007

Foi na Alemanha

Em posts anteriores, eu tenho vindo a desenvolver uma tese que, no meu conhecimento, foi primeiro formulada por Alexandre Herculano, segundo a qual a democracia - sobretudo, se fôr republicana - conduz ao cesarismo. A minha contribuição foi a de focalizar a tese de Herculano, argumentando que ela tem maior probabilidade de ser válida num país católico.

Em seguida, apresentei alguns exemplos de césares - todos em países católicos - e, em relação a alguns, sublinhei a prosperidade que os seus respectivos países conheceram sob a sua autoridade. Não me proponho elaborar este último ponto porque ele está nas estatísticas.

Aquilo que pretendo realçar é que a tese mais genérica de Herculano permanece válida, e que não são somente as democracias católicas e republicanas que produzem césares. Longe do meu espírito também a ideia de que os césares são necessariamente homens que contribuem para a prosperidade dos seus respectivos países.

As democracias protestantes e republicanas também produzem césares e eu estou mesmo inclinado a pensar que eles são aí particularmente destruidores. Na realidade, o mais destruidor de todos os césares produzidos pelas democracias modernas ocorreu numa democracia predominantemente protestante. Foi na Alemanha.

4 comentários:

Anónimo disse...

A análise é certeira mas a conclusão errada. Santo Agostinho dizia que até o Cristianismo ter entrado na História esta corria em círculos. Se até à Revolução Francesa a História Europeia teve um progresso linear e sem revoluções e grandes convulsões sociais a partir da revolução francesa passou a ter progresso em espiral,com acelerações violentas. Com o afastamento do Cristianismo da História voltámos a andar à roda. Não é preciso ser profeta para ver a trapalhada que aí vem (a noticia de ontem é que a Segurança Social vai representar duzentos e tal por cento do PIB dentro de 50 anos)

Alipio disse...

Como se sabe, os países católicos europeus só conseguiram alcançar graus de desenvolvimento idênticos aos dos países maioritariamente protestantes, quando a influência da Igreja se atenuou. Vejam-se os exemplos da Irlanda, da Espanha, da Itália, da França e até mesmo de Portugal.Talvez não seja ocioso ler o Max Weber.
Quanto à questão alemã, conviria talvez lembrar que o partido nazi (N.S.D.A.P.)surgiu numa zona predominatemente católica que era e ainda é a Baviera, com o apoio do Partido católico de Von Papen. E também não devemos esquecer que o austríaco Adolfo Schickelgrüber era igualmente originário de uma zona católica. Ao que dizem, no "Mein Kampf" ele assume-se como católico. E também procurou manter boas relações com a Santa Sé, designadamente com o cardeal Paccelli, futuro Pio XII que nunca condenou abertamente os crimes racistas hitlerianos. Isto não significa, porém, que os protestantes alemães tenham assumido posições corajosas contra o nazismo.

zazie disse...

Ver:

filosofia religiosa luterana e o anti-judaísmo:

Em primeiro lugar, queimem-se suas sinagogas e suas escolas.

Em segundo lugar, recomendo que suas casas sejam também arrasadas e destruídas.

Terceiro, recomendo que todos os seus livros de oração sejam tirados deles.

Quarto, recomendo que seus rabis sejam proibidos de ensinar, sob pena de morte ou de amputação.

Quinto, recomendo que o salvo-conduto para o livre-trânsito nas estradas seja completamente negado para os judeus

Sexto, recomendo que todo o dinheiro e peças de ouro e prata sejam tomados deles e colocados sob custódia.

Sétimo, recomendo que se coloque um malho, um machado, uma enxada, uma pá, um ancinho ou um fuso nas mãos dos jovens judeus e judias.”

Martinho Lutero, Sobre os Judeus e Suas Mentiras, 1543
.........................................
- a mudança do Gleichberechtigung" de José II.

- Adolf Stoecker

- 1928- Movimento do Cristianismo Germânico, associado às Igrejas Protestantes- à frente está o pastor Ludwig Muller que virá a ser chefe da Gestapo

1934- Ludwig Muller convocado para a nazificação da igreja protestante
http://en.wikipedia.org/wiki/Ludwig_M%C3%BCller

 - Hermann Gruner e a esperança que as suásticas irradiavam na igreja de Madgburgo

Julius Leutheuser: "Cristo veio até nós através de Adolf Hitler".

Sínodo Marron- com uniformes Nazis:
 http://www.um.es/campusdigital/Cultural/Bonhoeffer.htm

zazie disse...

Não esquecer a famosa frase: "Hitler, o novo Lutero"