04 outubro 2022

um meliante

Eu fui educado num período que, pelos padrões actuais, era um período muito convencional - o período do Estado Novo.

Nessa altura, o Supremo Tribunal de Justiça era, na realidade, o supremo tribunal do país, um lugar que, entretanto, lhe foi tomado pelo Tribunal Constitucional.

Os juízes do Supremo eram pessoas respeitadíssimas e faziam parte da elite cultural do país.

O país mudou bastante deste então, embora eu acredite que a esmagadora maioria dos juízes do Supremo cumpre ainda hoje este critério.

Porém, aquilo que eu nunca poderia imaginar - e que, ainda hoje, a despeito de toda a evidência em contrário que desfila sob os meus olhos, mas que o meu espírito se recusa a aceitar -, é que um meliante pudesse algum dia chegar a juiz do Supremo.  

Sem comentários: