21 julho 2022

grande azar

Cardeal Ângelo Becciu, membro do Movimento dos Focolares, e ex-Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos


Foi finalmente vendido este mês o prédio no centro de Londres que tem sido uma dôr de cabeça para o Vaticano, e mais ainda, para o Movimento dos Focolares  (cf. aqui). O Papa Francisco espera agora que, com a venda do edifício, se ponha um termo aos escândalos financeiros no Vaticano (cf aqui).

A história conta-se em pouca palavras. O prédio pertencia a um funco do Vaticano que era gerido por um banqueiro italiano e pelo  cardeal Ângelo Becciu. Em 2012, o banqueiro italiano comprou o prédio no centro de Londres por cerca de  150 milhões de euros e depois vendeu-o ao fundo do Vaticano, que ele próprio administrava em conjunto com o cardeal Becciu, por 350 milhões (cf. aqui).

Ora, o prédio valia  cerca de 200 milhões de euros, como agora se comprova. Foi vendido por 210 milhões de euros, encaixando o Vaticano uma perda de 140 milhões de euros.

Ainda em 2020, o cardeal Becciu foi destituído de todas as funções pelo Papa Francisco, acusado de corrupção e julgado no Vaticano. Nunca nos tempos modernos um cardeal tinha sofrido tamanha humilhação às mãos de um Papa, que lhe retirou a imunidade (cf. aqui).

Ora, a função de gestor do fundo não era a função mais importante do cardeal Becciu. A função mais importante era a de  Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o departamento do Vaticano que trata das beatificações (cf. aqui).

Nesta altura, é necessário mencionar um pequeno detalhe. O cardeal Ângelo Becciu é membro do Movimento dos Focolares e menos de um ano antes, com ele à frente da Congregação para  a Causa dos Santos, tinha sido concluída em tempo record a primeira fase da beatificação da fundadora do Movimento, Chiara Lubich (cf. aqui). 

O Movimento dos Focolares tinha no Vaticano dois cardeais membros do Movimento e extraordinariamente influentes para as suas causas - o italiano Ângelo Becciu e o brasileiro João Vaz de Aviz. Agora, só tem um, e o menos importante dos dois.

Que grande azar para o Movimento dos Focolares, logo agora que o cardeal Becciu ia presidir à fase seguinte e decisiva do processo de beatificação de Chiara Lubich. 

Sem comentários: