05 julho 2021

Programa do Chega (86)

(Continuação daqui)         

(Economia)                                                                                 


86. Orçamento

O CHEGA defende um Orçamento do Estado equilibrado em que as despesas não excedam as receitas , salvo em circunstâncias excecionais. O CHEGA defende também um Orçamento pequeno, por oposição ao Orçamento actual que representa cerca de 50% do PIB e torna o Estado um agente económico tão grande quanto os outros todos juntos.

Um Estado mais pequeno e um Orçamento equilibrado. O princípio do equilíbrio orçamental é  o princípio mais elementar e o mais importante da governação económica de qualquer instituição, seja de um família, de uma empresa ou do Estado.

Em quase meio século de governação socialista (PS e PSD) houve apenas um ano (2019) em que este princípio foi respeitado; em todos os outros, o princípio foi violado, o Estado gastou para além das suas receitas, estabelecendo o paradigma do desgoverno socialista do país.

O resultado da acumulação de défices ano após ano é uma dívida pública gigantesca de quase 300 mil milhões de euros (cf. aqui). Cada criança nascida hoje em Portugal herda um fardo de 30 mil euros em impostos a pagar. Não surpreende que os portugueses tenham cada vez menos filhos. Ninguém deseja um futuro destes para os seus filhos em que as crianças começam a vida já cheias de encargos.

Quando o CHEGA fôr governo, o Estado gastará dentro das suas receitas, estabelecerá uma escala de prioridades para as suas despesas, gastando prioritariamente naquilo que é essencial, e não se endividará excepto em casos de calamidade nacional.  

(Continua)

Sem comentários: